Escritório usa inteligência artificial para dar maior segurança e agilidade aos serviços prestados

Publicidade

Com o avanço da tecnologia e a virtualização de conteúdos e relações empresariais, a advocacia, um mercado que sempre cultivou a tradição, vem se reinventando e aderindo às inovações tecnológicas para se diferenciar e se destacar em um mercado altamente competitivo. Um bom exemplo que ilustra esse cenário é a Advocacia Maciel, de Brasília.

Com a transformação dos processos físicos em virtuais, o escritório, há aproximadamente três anos, fez alto investimento no mercado de tecnologia e inteligência artificial para prestação de serviço aos seus clientes com eficiência e qualidade.

O resultado disso foi a criação do robô “Titanium”: inteligência artificial com programação de monitoramento e acompanhamento dos processos eletrônicos diretamente nos tribunais de justiça de todo o país. O robô é capaz de captar sentenças e acórdãos, valor da causa e peças processuais. Além disso, ele auxilia a equipe do escritório com uma atualização processual diária.

“Com essa tecnologia, conseguimos dados de jurimetria com informações de decisões dos tribunais para fundamentar os processos dos nossos clientes, no sentido de saber se a decisão proferida é adequada ou se difere da decisão adotada pelo tribunal. Além disso, nosso robô automatiza rotinas internas e administrativo-jurídicas do escritório que antes eram realizadas manualmente, simulando uma ação humana, como por exemplo, realizar um contingenciamento de perda ou um pedido de pagamento de condenação”, explica Pedro Maciel, advogado e sócio da Advocacia Maciel.

Rapidez e eficiência

Ainda segundo Pedro Maciel, desde que o robô “Titanium” começou a ser usado, o escritório teve ganhos em termos de otimização de tempo e redução de custos. “A avaliação é extremamente positiva porque temos em tempo real as informações necessárias para elaboração de uma boa defesa, um bom recurso, uma boa sustentação oral, uma análise rápida e eficiente do processo, inclusive, com elaboração de relatórios completos para o cliente. Com essa prestação eficiente e precisa, o cliente se sente satisfeito e seguro porque estamos apresentando soluções preventivas e não reativas”, ressalta.

Com o uso intensivo de inteligência artificial, a Advocacia Maciel acredita que essas ofertas inovadoras são diferenciais competitivos para os escritórios. “Acreditamos que o escritório que não implementar ferramentas tecnológicas terá vida curta no mercado. Isso se justifica porque as empresas estão, cada dia mais, à procura de serviços eficientes com maior segurança e agilidade”, conclui o advogado e sócio Pedro Maciel.