Esa Live de quinta-feira trata sobre Direito Ambiental Constitucional Brasileiro

Professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo participa de live conduzida pela diretora da ESA Luciana Lara

O ESA Live desta semana irá abordar sobre o Agronegócio e Segurança Jurídica em face do Direito Ambiental Constitucional Brasileiro. O evento acontece na próxima quinta-feira (16), a partir das 10 horas. Os debates poderão ser acompanhados no perfil @esagoias. A diretora da ESA Goias, a advogada e professora Luciana Lara Sena Lima irá conduzir a live, que terá como convidado o Professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo.

Celso Fiorillo é Advogado militante no âmbito do direito empresarial ambiental, é o primeiro professor Livre-Docente em Direito Ambiental do Brasil sendo também Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais. Professor da Escola da Magistratura Federal da 1a Região(Amazônia Legal) é director Académico do Congresso de Derecho Ambiental Contemporáneo España/Brasil-Universidade de Salamanca(ESPANHA) e Membro del Grupo de Estudios Procesales de la Universidad de Salamanca-Grupo de Investigación Reconocido IUDICIUM(ESPANHA).

Além disso, Fiorillo é professor convidado visitante da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar(PORTUGAL) e da Facoltà di Giurisprudenza della Seconda Università Degli Studi di Napoli (Itália). Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Direito da Uninove-SP.Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Tutela Jurídica das Empresas em face do Direito Ambiental Constitucional-Uninove e Pesquisador dos Grupos de Pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Direito da Cidade – NEPEC/UERJ, Sustentabilidade, Impactos, Racionalidades e Direitos – UFPB,Novos Direitos-UFSCAR e Responsabilidade e Funcionalização do Direito Uninove.

Publicou até o momento, mais de uma centena de artigos bem como dezenas de livros com destaque para a clássica obra CURSO DE DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO, uma das mais conceituadas e tradicionais obras a respeito de Direito Ambiental no Brasil, que teve sua primeira edição publicada no ano 2000 sendo referência entre profissionais que atuam na disciplina e estando atualmente em sua 20ª edição/2020. Orientou até o momento 189 dissertações/teses.

Foi Presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente da OAB/SP(2013/2015 e 2016/2018) bem como, no mesmo período, Presidente do Comitê de Defesa da Dignidade da Pessoa Humana no âmbito do Meio Ambiente Digital da Comissão de Direitos Humanos, representante da OAB/SP no Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça, do Fundo Estadual para Prevenção e Remediação de Áreas Contaminadas e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê .Foi o elaborador bem como coordenador e professor do Curso de Especialização de Direito Ambiental da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Chanceler da Academia de Direitos Humanos.

Titular da cadeira 43 patrono Sylvio Marcondes da Academia Paulista de Direito. Assessor científico da FAPESP, parecerista ad hoc do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal e professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados-Enfam. Professor convidado do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária Ambiental da Universidade Mackenzie. Professor da Escola Superior da Magistratura Federal do RS. Elaborador/coordenador/professor do Curso de Pós Graduação em Direito Ambiental da Escola Paulista da Magistratura-EPM. Professor MBA Direito Empresarial /FUNDACE-USP. Integrante do Consejo Cientifico da Revista Americana de Urbanismo (ESPANHA) e membro convidado do Conselho Editorial da Revista Aranzadi de Derecho Ambiental (Espanha).