Eleitos todos os integrantes do Conselho Superior do MP de Goiás para 2021

Procuradores Eliseu Taveira, Abraão Júnior, Nilo Guimarães, Dilene Freire e José Eduardo Veiga Braga tomarão posse no Conselho Superior no dia 17, para mandato de um ano

Foi definida nesta terça-feira (15/12) a composição final do Conselho Superior do Ministério Público de Goiás (CSMP) para 2021. Com a votação ontem pelos procuradores de Justiça, foram escolhidos os dois outros integrantes eleitos do colegiado – no dia 14, os promotores de Justiça já haviam escolhido três novos conselheiros.

Os mais bem votados pelo segundo grau foram os procuradores de Justiça Dilene Carneiro Freire e José Eduardo Veiga Braga. Assim, eles vão integrar o CSMP no próximo mandato, juntamente com os procuradores Eliseu José Taveira Vieira, Abraão Júnior Miranda Coelho e Nilo Mendes Guimarães, os mais bem votados pelos promotores. Integram ainda o Conselho, como membros natos, o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral do MP.

A eleição pelos procuradores ocorreu nesta terça-feira no período das 8 às 17 horas, no edifício-sede do MP. Como medida preventiva ao novo coronavírus, foi instalado um sistema drive-thru para coleta de votos, no estacionamento da ala A do prédio.

A apuração, transmitida pelo canal do MP-GO no YouTube, foi realizada logo após encerrada a votação, pela Comissão Eleitoral composta pelos procuradores Abrão Amisy Neto e Sandra Beatriz Feitosa de Paula Dias. Ao todo, foram 32 votantes e 4 abstenções por afastamento, com motivos diversos e justificados. Foi registrado um voto nulo.

Na sequência, durante a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça para eleição do novo corregedor-geral do MP, o procurador-geral de Justiça Aylton Flávio Vechi abriu a oportunidade para que alguns dos eleitos para o CSMP se manifestassem. Em nome de todos, falaram os procuradores Abraão Júnior e Dilene Freire. Eles agradeceram a votação e manifestaram a disposição de, integrando o Conselho, contribuir cada vez mais para o fortalecimento do MP-GO.

A posse dos novos integrantes do CSMP será realizada nesta quinta-feira (17/12), às 14 horas, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, que terá formato misto, com participações presenciais e remotas.