Eleições 2014: 142 milhões de brasileiros escolhem presidente neste domingo

Aproximadamente 142 milhões de brasileiros devem ir às urnas neste domingo (26) para eleger presidente da República e seu vice. A escolha ocorrerá em segundo turno, após em primeiro turno, no último dia 5, Dilma Rousseff (PT) somar 41,59% dos votos contra 33,55% de Aécio Neves (PSDB).  Em treze estados mais o Distrito Federal também haverá eleições em segundo turno para a escolha de governador.

O eleitorado em 2014 conta com 6 milhões de cidadãos a mais do que o contabilizado nas eleições de 2010, quando havia 135,8 milhões de votantes. O presidente eleito tomará posse em 1º de janeiro de 2015, assim como os governadores. Deputados e senadores, já eleitos em primeiro turno, tomam posse em 2 de fevereiro.  

As votações deste domingo começam às 8h e seguem até 17h (horário local). Quem estiver na fila no horário de encerramento receberá uma senha para que possa votar normalmente.

As prévias do resultado da eleição presidencial serão divulgadas a partir das 20h, uma vez que devido ao horário de verão, esse será o horário (em Brasília) em que o estado de Acre encerrará seu processo eleitoral.

Nas 14 unidades da federação onde haverá segundo turno para governador (Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima), o resultado da apuração das urnas começará a ser divulgado logo após o término da eleição, às 17h, no horário local.

No primeiro turno das eleições, devido à informatização do processo eleitoral, às 19h56, o TSE já havia apurado 91% das urnas do país e tinha confirmado, matematicamente, que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) iriam disputar o segundo turno.

Nas urnas

Segundo o TSE, nos estados onde a disputa para governador foi definida no primeiro turno, o eleitor precisará, em média, de 18 segundos para concluir a votação na urna comum. Nas urnas biométricas, o tempo de votação previsto é de 42 segundos. Neste caso, o eleitor vai escolher somente o presidente da República.

A previsão do tempo de votação em 13 estados e no Distrito Federal, locais onde haverá o segundo turno, é de que o eleitor deve gastar 29 segundos na urna comum e 53 segundos na urna biométrica para votar no candidato a governador e a presidente.

(Fonte: Agência Brasil)