DPE-GO participa do lançamento da campanha Nacional dos Defensores Públicos 2016

O defensor público-geral do Estado de Goiás, Cleomar Rizzo Esselin Filho, participou na manhã desta quinta-feira (05/05), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em Brasília, do lançamento da Campanha Nacional dos Defensores Públicos 2016, com o tema Acesso à saúde: garantir o seu direito é o nosso maior feito.

A iniciativa é da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) em parceria com o Colégio Nacional dos Defensores Gerais (Condege), em comemoração ao mês das Defensorias Públicas e dos defensores públicos.

O defensor geral de Goiás explica que o objetivo da campanha é dar visibilidade aoimportante papel da instituição neste setor junto aos menos favorecidos. “Dentre os nossos principais atendimentos está a área de saúde. E dar acesso à saúde é um tema muito próprio das dificuldades das pessoas que precisam do nosso atendimento”, aponta. Cleomar Rizzo Filho informa ainda que a Defensoria tem feito uma atuação exemplar nesta área. “Sempre buscamos alternativas que solucionam os problemas das pessoas que nos procuram. Podemos afirmar que literalmente a Defensoria Pública salva vidas”, concluiu.

O presidente da Anadep, Joaquim Neto, explica que o tema deste ano é voltado para a área de saúde por causa da situação do país, setor no qual as Defensorias têm a atuação destacada. “Nós temos números expressivos de atendimentos, 580 mil em 2015, em todo o pais; nós temos o poder de resolução de conflitos das demandas trazidas, que são muito grandes, o que nos fez abraçar esta causa”, explicou. Joaquim Neto informou ainda que a campanha será replicada por todas as Defensorias do Brasil com palestras, seminários, cursos e mutirões, e estará em todas as mídias nacionais, em todos os meios de comunicação. “A Defensoria Pública se preocupa com este setor e se coloca como alternativa para a solução do problema, inclusive de forma extrajudicial”, completou.

Ainda na CLDF, onde existe o atendimento da Defensoria do DF, está sendo realizado, até as 18 horas, um mutirão de atendimento na área de saúde pública e em planos de saúde.