Deputado apresenta projeto que cria serviço de hospitais veterinários em Goiás

O deputado Julio Pina (PRTB) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 5710/19, que visa instituir o serviço de hospitais veterinários no estado, bem como o serviço de postos de atendimento veterinário gratuitos. A proposição foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e tem relatoria do deputado Antônio Gomide (PT).

Segundo com a propositura, deve ser dada prioridade às áreas onde for constatado maior número de animais domésticos e população com baixa renda. O objetivo é garantir o atendimento veterinário gratuito e demais procedimentos indispensáveis para a saúde dos animais.

De acordo com o texto, no local será oferecido atendimento hospitalar cirúrgico e internação, atendimento emergencial 24 horas, vacinação, castração, resgate de animais vítimas de acidentes, fisioterapia, atendimento farmacológico e exames laboratoriais.

De acordo com Pina, o contato cada vez mais próximo com os humanos têm facilitado a transmissão de uma série de doenças, que podem ser nocivas a adultos e crianças, e tratá-los é uma questão de saúde pública. O deputado frisa que não será utilizada verba pública destinada a saúde da população.