Defensoria Pública inaugura Central Virtual para facilitar atendimento de usuários

Em razão do contexto da Covid-19, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) lançou nesta segunda-feira (24) a Central Virtual de Atendimento para facilitar o acesso das pessoas aos serviços da instituição. Com a novidade, o atendimento dos Núcleos de Defensorias Públicas será feito por meio de um único número de telefone, atualmente são 29 canais disponibilizados para o atendimento remoto. Para acessar a Central Virtual, basta ligar 3602-1224. Apenas os Núcleos Especializados de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos da Mulher continuam a atender por canais próprios.

A Central Virtual de Atendimento está em período de teste e passará por avaliação no período de seis meses. A partir dessa experiência, será possível que a administração em conjunto com as coordenações e o Conselho Superior da Defensoria Pública aprimorem ou tomem novas medidas de forma a agilizar e facilitar o acesso à Defensoria Pública, dentro de uma perspectiva de controle sanitário de acesso às unidades físicas. O defensor público-geral do Estado Domilson Rabelo da Silva Júnior explica que o atendimento remoto, iniciado em razão da pandemia, mostra-se como um meio eficiente de atendimento na medida em que reduz o deslocamento das pessoas, além de sanar o problema de aglomeração nas unidades, por onde passavam quase 800 pessoas diariamente antes do novo Coronavírus.

“Essa foi uma solução emergencial, construída de forma coletiva, com a participação das coordenações de Núcleo da Defensoria. A partir dela, vamos avaliar sua eficiência e buscar aprimorar os meios eletrônicos e virtuais de atendimento ao público”, destaca Domilson Rabelo Júnior. Além da Central Virtual, foi criado o atendimento via chatbot que também é uma ferramenta tecnológica específica para agilizar a identificação, por parte do assistido, dos canais de atendimento da Defensoria Pública.

Vale ressaltar que os números de telefone atuais de atendimento continuam funcionando e os telefones celulares e e-mail também. Por meio dos números de celulares, o atendimento também é realizado por aplicativo de mensagem, onde as pessoas podem enviar fotos dos documentos pessoais e outros necessários ao atendimento. Fonte: DPE-GO