Consulta do 7º lote do IR é suspensa pela segunda vez

Não foi divulgado o motivo, mas a liberação da consulta do 7º e último lote do Imposto de Renda Pessoa não deve ser divulgada hoje. Até o fechamento desta edição nenhum comunicação oficial havia sido publicado sobre o fato. Segundo a assessoria da Receita Federal, tradicionalmente a consulta do último lote é divulgada no entre os dias 8 e 9 de dezembro. A data já havia sido marcada para ontem, mas foi cancelada. Segundo o supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins, junto com a data de divulgação do lote serão repassadas aos gerentes, as novas informações sobre o número de contribuintes, quem caiu na malha fina e até se haverá modificações nas regras para regularizar a situação.

Segundo informações da Receita não há data fixa para o acesso à consulta aos lotes de restituição do IR e normalmente o acesso é liberado uma semana antes do depósito do dinheiro. A previsão é de que seja liberada junto com o último lote, as informações de lotes residuais dos anos de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.

Apenas as datas de pagamento são fixas. O sétimo lote será pago no dia 16 de dezembro próxima segunda-feira. O valor da restituição que será recebido pelos contribuintes é corrigido pela Selic (taxa básica de juros). Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone, no número 146.

Goianos
As informações já divulgadas por Martins que ainda podem ser mudadas são de que em Goiás cerca de 13.700 contribuintes vão receber um volume próximo de R$ 13 milhões de restituição. Esses são os considerados retardatários, que deixaram para enviar a declaração no final do prazo.

Outras 50 mil pessoas vão receber suas restituições apenas em 2014. Deste total 33% que corresponde a 16.500 contribuintes caíram na malha fina. Mas essas informações podem ser totalmente modificadas assim que a Receita divulgar as novas.
O contribuinte pode checar o andamento da declaração pela internet no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no endereço eletrônico da Receita.

No endereço eletrônico é possível verificar se a declaração tem pendências e caiu na malha fina. Nesse caso, é possível resolver os problemas, enviando uma declaração retificadora. Quanto mais cedo a correção for feita, mais rapidamente a restituição deve ser liberada.

Além disso, o contribuinte que tem imposto a pagar pode conferir, no site, se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente. Fonte: Jornal O Hoje