Começa hoje, no Judiciário brasileiro, a 18ª edição da Semana Nacional da Conciliação

Publicidade

Marília Costa e Silva

Tribunais de Justiça estaduais, federais e do trabalho dão início nesta segunda-feira (6), a 18ª edição da Semana Nacional da Conciliação, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anualmente desde 2006. Este ano, o evento prossegue até 10 de novembro.

No Judiciário estadual de Goiás, mais de 12 mil processos serão movimentados durante a semana, com a expectativa de que sejam realizados 50% de acordos nas audiências. Neste ano, os atendimentos serão realizados de maneira virtual em todo o Estado, com a possibilidade de atendimento presencial no Mercado Central, localizado na Rua 3, n. 222 – Setor Central, na capital, das 8h30 às 17 horas, em caso de negociação de débitos com a Prefeitura de Goiânia.

Já na Justiça do Trabalho o principal foco da semana são as conciliações processuais, ou seja, referentes a casos que já tramitam na Justiça do Trabalho. No entanto, também há possibilidade de acordo antes de a demanda ser judicializada e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

Para a Semana Nacional da Conciliação, Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc) da Justiça Federal em Goiás, por sua vez, selecionou os processos com possibilidade de acordo e intimou as partes envolvidas no conflito. O principal objetivo é oferecer uma alternativa ágil e eficaz para a solução de disputas, permitindo que as partes cheguem a um acordo mutuamente benéfico.

O Cejuc, porém, destaca que a conciliação está disponível durante o ano todo, podendo as partes acionar os centros de conciliação a qualquer momento. A lista dos Cejuc´s da Justiça Federal da 1ª Região está disponível no site do TRF1.