Com apoio de 26 seccionais, Beto Simonetti deve ser eleito hoje para presidir o Conselho Federal da OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reunirá nesta 2ª feira (31/1) para eleger o novo presidente nacional da instituição, que substituirá Felipe Santa Cruz, que comanda a CFOAB desde 2019.

A eleição ocorrerá no plenário da OAB, em Brasília, a partir das 19 horas. Votam os 81 conselheiros federais da Ordem (três de cada Estado e do Distrito Federal). A posse está prevista para terça-feira (1º/2), a partir das 9 horas. Por causa da pandemia, os dois eventos serão restritos aos conselheiros da OAB.

Candidato

O conselheiro federal pelo Amazonas José Alberto Simonetti, de 43 anos, é candidato à presidência nacional da Ordem com apoio de quase todas as seccionais, inclusive a de Goiás. Conhecido como Beto Simonetti desde que começou na profissão de advogado, em 2001, ele exerce, atualmente, a função de secretário-geral da OAB.

A chapa de Simonetti tem o nome “OAB de Portas Abertas” e foi registrada com o apoio de 26 seccionais da OAB. O principal requisito para qualquer advogada ou advogado do país disputar a eleição nacional da OAB é ter o apoio de, pelo menos, seis seccionais estaduais.

“O momento é de união e diálogo. Queremos construir pautas capazes de unir a advocacia. A OAB tem que dialogar com todas as instituições, com todos os Poderes. Minha proposta é uma gestão independente, inclusiva e participativa. Nossa principal missão será olhar para o dia a dia do advogado, que exerce uma profissão essencial ao estado de direito e ao devido processo legal”, afirma o advogado amazonense.

Perfil

Natural de Manaus, Beto Simonetti é advogado criminalista. Ele tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Simonetti é casado com a Carol e pai da Beatriz e do Bernardo. Seu pai, Alberto Simonetti Cabral Filho, foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas. Seu irmão, Alberto Simonetti Cabral Neto, foi conselheiro federal e também presidiu a seccional.

Beto Simonetti está em seu quarto mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e, em novembro de 2021, foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022. Ao longo desses mandatos, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB Nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.