Com a promessa de agilizar a pauta, Órgão Especial do TJGO inicia julgamentos virtuais

Publicidade

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás realizou, nesta segunda-feira (27), a primeira sessão virtual do colegiado. A novidade chega prometendo tornar mais ágil o julgamento da pauta de processos.

A intenção é expandir, em breve, para todas as Câmaras Cíveis, a exemplo da 2ª Câmara que começou o projeto-piloto. Desde março, os desembargadores da unidade utilizam o sistema e já chegaram a julgar, em uma única sessão, 348 processos.

Nesta segunda-feira, o Órgão Especial julgou apenas dois processos e, mais 18 foram colocados no sistema para apreciação do colegiado. Os magistrados integrantes do Pleno poderão, de seus gabinetes ou mesmo de suas casas, lerem o relatório e votarem, no prazo de cinco dias úteis. As normas que tratam do assunto estão dispostas na Resolução nº 91/2018 e todos os gabinetes dos desembargadores passaram por capacitação.

A expectativa é que a sessão eletrônica vai funcionar em grande parte dos processos, naqueles em que não existe o pedido de sustentação oral por parte de advogados ou do Ministério Público, nem pedido dos relatores ou de demais membros do Órgão Especial.