Visto americano EB-2 NIW – Requisitos imprescindíveis

O visto americano EB-2 é particularmente atraente, pois é um visto permanente (Green Card) baseado em um diploma avançado ou “habilidade excepcional” que pode ser patrocinado por um empregador ou por meio de self-petition (auto petição) através do NIW (National Interest Waiver).

Quase em sua maioria, os clientes do Witer DeSiqueira & Pessoni Law são auto requerentes, ou seja, aplicam para o visto americano EB-2 NIW, o que significa que estão buscando a dispensa da Certificação de Trabalho emitida pelo DOL (Department of Labor), devido à importância e grau de qualificação do peticionário que “seria benéfico para os Estados Unidos renunciar aos requisitos de uma oferta de emprego, e, portanto, a certificação de trabalho seria desnecessária” (USCIS), levando assim a exigência de Interesse Nacional (NIW).

Leia mais sobre este visto em: https://www.witeradvogados.com/artigos/visto-eb-2-niw-um-green-card-ao-alcance-de-muitos-profissionais

Para avaliar os requisitos de habilidade excepcional e NIW, o USCIS se refere ao presciente definito pelo Assunto Dhanasar (AAO 2016). Em seguida, o agente de imigração do USCIS irá analisar o Professional Plan do Visto EB-2 NIW e as Expert Letters que são projetadas para atingir os seguintes objetivos, embora de forma diferente:

  • Demonstrar que um empreendimento, se for o caso, tem mérito substancial e importância nacional;
  • Estabelecer que o peticionário está bem posicionado para ter sucesso com base em sua capacidade excepcional;
  • Ilustrar que, em suma, será benéfico para os Estados Unidos dispensar os requisitos de uma oferta de trabalho e, portanto, de uma Certificação de Trabalho (LC).

Um Professional Plan para um visto americano EB-2 NIW é um documento que fornece uma descrição detalhada do profissional e por que ele é de importância nacional. Representa a oportunidade de fornecer uma narrativa explicando seus antecedentes, seu histórico e feitos profissionais, comprovando sua relevância na profissão.

A Expert Letter é uma carta de opinião de Especialista que opina sobre as credenciais de um peticionário e sobre seus méritos e esforços.

Embora o formato e a organização possam variar, o Professional Plan deve conter os seguintes itens:

  • Uma visão geral do profissional (Summary);
  • O Histórico do especialista e por que ele está qualificado para o EB-2 NIW (Resumee);
  • Uma ampla pesquisa de mercado;
  • Um direcionamento sobre o mercado alvo;
  • Detalhar as credenciais do peticionário que o torna de importância nacional, apresentando seus esforços e méritos;
  • Detalhar seus alvos nos EUA;
  • Previsão de Wages e Income Taxes;
  • Entre outros itens.

Sem estes dois itens muito bem elaborados – a Expert Letter e o Professional Plan, o processo está fadado ao fracasso. Busque orientação de bons profissionais de imigração que demonstrem conhecimento nesta área antes de iniciar seu processo.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração