Quem é elegível para um Green Card?

O Green Card é uma evidência física da residência permanente legal do titular nos EUA. É um cartão de plástico com o nome do titular, data de nascimento e número de registro de estrangeiro etc.

Como residente permanente legal portador de um Green Card, você recebe o privilégio de viver e trabalhar permanentemente nos Estados Unidos.

Passos para imigração com base em emprego:

Você deve passar por um processo de várias etapas para se tornar um imigrante com base no emprego:

  1. Na maioria das categorias de emprego, um empregador nos EUA deve concluir uma solicitação de certificação trabalhista junto ao Departamento do Trabalho (DOL).
  1. O USCIS deve aprovar a petição de imigrante que foi apresentada em seu nome, geralmente por um empregador.
  1. Se um número de visto de imigrante estiver disponível, você poderá solicitar o ajuste ao status de residente permanente se estiver nos EUA. Se estiver fora dos EUA quando um número de visto de imigrante estiver disponível, você será notificado para ir ao consulado dos EUA ou embaixada com jurisdição sobre sua área para concluir o processamento de um visto de imigrante.
    Em certas circunstâncias, algumas etapas não são necessárias ou determinadas etapas podem ser concluídas simultaneamente, como é o caso dos processos de EB-2 NIW.

Passos para uma imigração com base em um relacionamento familiar:

Geralmente, você deve passar pelo seguinte processo de várias etapas:

  1. O USCIS deve aprovar uma petição de visto de imigrante, I-130 para Alien Relative, para você. Esta petição é apresentada por seu parente (patrocinador – petitioner) e deve ser acompanhada de uma prova de sua relação com o parente solicitante.
  1. O Departamento de Estado deve determinar se um número de visto de imigrante está imediatamente disponível para você, mesmo se você já estiver nos Estados Unidos.
  1. Quando um número de visto de imigrante se torna imediatamente disponível para você, você pode solicitar um ajuste ao status de residente permanente se estiver nos EUA. Se estiver fora dos Estados Unidos quando um número de visto de imigrante estiver disponível, você será notificado para ir ao Consulado dos EUA para concluir o processamento do visto de imigrante.

Quem é elegível para a imigração baseada no emprego?

Existem cinco categorias de imigração baseada no emprego:

  1. Primeira preferência (trabalhadores prioritários EB-1): estrangeiros com habilidade extraordinária, professores e pesquisadores destacados e alguns executivos e gerentes multinacionais.

 

  1. Segunda preferência (trabalhadores EB-2 com diplomas avançados ou habilidades excepcionais): estrangeiros que sejam membros de profissões titulares de graus avançados ou seus equivalentes e estrangeiros que, devido à sua capacidade excepcional em ciências, artes ou negócios, beneficiem substancialmente os interesses econômicos, culturais ou educacionais nacionais ou bem-estar dos Estados Unidos.
  1. Terceira preferência (profissionais EB-3, trabalhadores qualificados e outros trabalhadores): estrangeiros com pelo menos dois anos de experiência como trabalhadores qualificados, profissionais com diploma de bacharelado e outros com menos de dois anos de experiência, como um trabalhador não qualificado que pode executar trabalhos para os quais não há trabalhadores qualificados disponíveis nos Estados Unidos.
  1. Quarta preferência (trabalhadores especiais EB-4, como aqueles em ocupação ou vocação religiosa): estrangeiros que, pelo menos dois anos antes de solicitar a admissão nos Estados Unidos, tenham sido membros de uma denominação religiosa sem fins lucrativos organização religiosa nos Estados Unidos e que trabalharão em uma vocação ou ocupação religiosa a pedido da organização religiosa.
  1. Quinta preferência (criação de emprego EB-5), investidores em projetos aprovados pelo governo dos Estados Unidos.

Quem é elegível para patrocinar (ser um petitioner) um parente para imigrar para os Estados Unidos?

Para ser elegível para patrocinar um parente a imigrar para os Estados Unidos, uma pessoa deve atender aos seguintes critérios:

  1. Ele / ela deve ser um cidadão ou um residente permanente legal dos Estados Unidos e ser capaz de fornecer documentação comprovando seu status.
  1. Ele / ela deve provar que pode apoiar seu parente, financeiramente, 125% acima da linha de pobreza obrigatória, comprovação através da declaração de IR.
  1. Se ele é um cidadão dos EUA, ele / ela pode solicitar que os seguintes parentes estrangeiros imigrem para os Estados Unidos; no entanto, ele / ela deve ser capaz de fornecer prova do relacionamento:
      • Marido ou esposa;
      • Filho ou filha solteira com mais de 21 anos;
      • Filho ou filha casada de qualquer idade;
      • Irmão ou irmã, se tiver pelo menos 21 anos de idade; ou
      • Pai, se tiver pelo menos 21 anos de idade.
  1. Se ele / ela é um residente permanente legal, ele / ela pode solicitar que os seguintes parentes estrangeiros imigrem para os Estados Unidos; no entanto, ele / ela deve ser capaz de fornecer prova dos relacionamentos:
      • Marido ou esposa; ou
      • Filho ou filha solteira de qualquer idade

Parente imediato:

Os parentes imediatos dos cidadãos dos EUA incluem pais, cônjuges e filhos solteiros com menos de 21 anos. Esses parentes não precisam esperar que um número de visto de imigrante seja disponibilizado após a aprovação da petição de visto (cota anual de vistos). Um número de visto de imigrante estará imediatamente disponível para parentes imediatos de cidadãos dos EUA.

Outros beneficiários elegíveis da imigração familiar:

Esses parentes se enquadram em uma das quatro preferências a seguir:

  • Primeira preferência: Solteiros, filhos e filhas adultos de cidadãos dos EUA. Adulto significa 21 anos de idade ou mais.
  • Segunda preferência: cônjuges de residentes permanentes legais, filhos solteiros (abaixo de 21 anos) e filhos e filhas solteiros de residentes permanentes legais.
  • Terceira preferência: filhos e filhas casados ​​de cidadãos dos EUA.
  • Quarta preferência: Irmãos e irmãs de cidadãos adultos dos EUA.

Programa de Asilo dos Estados Unidos, quem se beneficia?

Asilo pode ser concedido a pessoas que já estão nos Estados Unidos e não podem ou não desejam retornar ao seu país de origem por causa de perseguição ou por um medo bem fundamentado de perseguição por causa de raça, religião, nacionalidade e associação a um determinado país, grupo social ou opinião política. Se você receber asilo, poderá morar e trabalhar nos Estados Unidos. Você também poderá solicitar o status de residente permanente um ano após a concessão de asilo.

Mara Pessoni

Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.