Orientações para aplicantes de visto de estudante

Alunos: Leiam estas dicas para manter seu status de estudante 

Ao iniciar um novo semestre, é importante manter o status de estudante F ou M.

Você deve cumprir o propósito do status de estudante F ou M, que é estudar. Se você tomar qualquer medida que prejudique esse propósito, corre o risco de perder seu status e ser enviado para seu país de origem. Para dicas úteis e lembretes sobre como manter o status enquanto estuda nos Estados Unidos, leia esta matéria e caso surja alguma dúvida procure um advogado.

Mantendo o Status 

Seu status está relacionado à finalidade ou motivo pelo qual você deseja vir para os Estados Unidos. O Departamento de Estado dos EUA emite seu visto com base no seu objetivo pretendido.

Se o Departamento de Estado emitir um visto de estudante F ou M, isso significa que você está vindo para os Estados Unidos para estudar. Você não deve tomar nenhuma atitude que diminua esse propósito. Manter seu status significa:

– Cumprir o propósito pelo qual o Departamento de Estado emitiu seu visto.

– Seguir os regulamentos associados a esse propósito.

Os estudantes F-1 e M-1 compartilham o mesmo propósito principal de vir para os Estados Unidos, no entanto, os estudantes F-1 se matriculam em programas acadêmicos mais tradicionais, enquanto os estudantes M-1 se matriculam em programas vocacionais. Como esses dois tipos de programas são de natureza diferente, os tipos de benefícios para os quais um aluno internacional pode se qualificar e o tempo que ele pode permanecer no país depende de ele ser um aluno F-1 ou M-1. Saiba mais sobre essas diferenças específicas, analisando o infográfico.

ESTUDANTES COM VISTO

 

F-1 M-1
Estão em um programa acadêmico, muitas vezes com um currículo acadêmico padrão. Estão em um programa profissional, geralmente sem um currículo acadêmico estabelecido.
São elegíveis para férias anuais. Não são elegíveis para férias anuais.
Pode mudar sua área (primeira opção) ou programa de estudo. Não é possível alterar sua área (primeira opção) ou programa de estudo.
Pode transferir-se a qualquer momento durante seu programa ou começar um novo programa depois de completar um. Só pode transferir-se nos primeiros seis meses após a chegada e deve aplicar a solicitação de transferência no Serviços de Cidadania e Imigração Americano (USCIS) mediante o Formulário I-539, “Aplicação para estender / alterar o status de não imigrante ”.
Pode trabalhar durante e após o seu programa de estudo, com permissão. Só pode trabalhar depois que seu programa de estudo terminar e com permissão.
Pode participar em até quatro tipos de trabalho incluindo, no campus, fora do campus por dificuldades econômicas, formação prática curricular (CPT) e treinamento prático opcional (OPT). Pode participar de um tipo de trabalho, o treinamento prático (PT), um mês para cada quatro meses do seu programa.
Pode permanecer nos Estados Unidos durante duração do seu programa de estudo. Só pode permanecer nos Estados Unidos por um ano, a menos que solicite uma extensão.
Pode ficar nos Estados Unidos por até 60 dias após o fim do programa ou data final do OPT. Pode ficar nos Estados Unidos para até 30 dias após o seu programa ou data de término do PT.

 

Para manter seu status adequadamente você precisa observar alguns pontos:

Da chegada:

  • Entrar nos Estados Unidos no máximo 30 dias antes do início de seu programa de estudos.
  • Entrar em contato imediatamente com o funcionário da escola designado (DSO – Designated school officials) quando você chegar aos Estados Unidos.
  • Quando você chegar à escola, você precisa entrar em contato novamente com o seu DSO, o mais tardar até a data de início do programa, listada no seu formulário I-20, “Certificado de Elegibilidade para o Status de Estudante não-imigrante”.

Da educação:

  • Participar e passar todas as suas matérias. Se a escola for muito difícil, fale com o seu DSO imediatamente.
  • Se você acredita que não conseguirá concluir seu programa até a data final listada no seu formulário I-20, fale com o seu DSO sobre como solicitar uma possível extensão do programa.
  • Você deve cursar completamente cada período; se você não puder estudar em período integral, entre em contato com seu DSO imediatamente.
  • Não deixe de faltar às aulas sem primeiro falar com o seu DSO.

Das Férias Anuais para Alunos F-1:

Os estudantes F-1 devem completar pelo menos um ano acadêmico completo em uma escola certificada pela SEVP para ter direito a férias anuais. Além disso, os alunos devem ter a intenção de se inscrever para as aulas no período letivo após as férias anuais.

As escolas certificadas pela SEVP devem ter políticas claras e consistentes sobre as férias anuais e cumprir os requisitos estabelecidos na Orientação da Política SEVP para Adjudicadores 1408-01: Ano Acadêmico.

Por favor, note que durante as férias anuais, os alunos podem ter vários, poucos ou nenhum curso dos que procuram. O SEVP considera toda a duração do estudo para a incidência de férias anual no status.

Do Trabalho e Treinamento Prático para Alunos F-1:

Um aluno F só pode trabalhar quando autorizado por um DSO em alguns casos, e pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) em outros. Se você optar por trabalhar sem autorização, será forçado a deixar os Estados Unidos imediatamente e poderá não conseguir entrar novamente nos Estados Unidos em uma data posterior.

Os alunos com status F são elegíveis para o treinamento prático curricular (CPT), tanto no nível de graduação e de pós-graduação durante o programa de estudo. O emprego CPT deve ser parte integrante do currículo estabelecido e a posição deve estar diretamente relacionada à sua área de estudo principal. Seu DSO pode fornecer a política da escola sobre essa opção.

Os alunos com visto F também são elegíveis para treinamento prático opcional durante ou após o programa de estudo. OPT é uma forma de emprego temporário que se relaciona diretamente com o seu programa de estudo.

Para obter mais informações sobre as opções de emprego e treinamento disponíveis para alunos de graduação, visite a página Trabalhando nos Estados Unidos e converse com seu DSO.

Do Treinamento Prático para Alunos M-1:

Os alunos M-1 não são elegíveis para o emprego durante o seu programa de estudo, mas podem obter autorização para emprego em treinamento prático. Você pode participar de um emprego de treinamento prático após a conclusão de seu programa vocacional.

Se você quiser participar de um emprego em treinamento prático nos Estados Unidos, converse com seu DSO sobre suas opções. O emprego em treinamento prático requer a recomendação e autorização do DSO ao USCIS.

Se você optar por trabalhar sem autorização, você será forçado a deixar os Estados Unidos imediatamente. Você pode não conseguir entrar novamente nos Estados Unidos em uma data posterior.

Após a Conclusão do Programa:

Os alunos portadores de vistos F e M devem tomar medidas para manter o status legal ou deixar os Estados Unidos após concluírem seu programa de estudos.

Depois de concluir seu programa de estudo e qualquer período autorizado de treinamento prático, os alunos F terão 60 dias após a conclusão do programa (a data final do programa no seu formulário I-20) para deixar os Estados Unidos. Se desejarem prolongar sua estadia nos Estados Unidos, fale com o seu DSO ou com um advogado para saber mais sobre como fazer o seguinte:

– Transferir-se para outra escola.

– Altere seu nível de escolaridade (por exemplo, bacharel para mestre).

– Candidate-se para mudança de status (por exemplo, H-1B-trabalhador     temporário; EB-3 – Trabalhadores qualificados, O-habilidade extraordinária em ciência, arte ou negócios; P- atleta).

Os alunos portadores do visto M têm 30 dias após a conclusão do seu programa (a data final do programa no seu formulário I-20) para deixar os Estados Unidos. A data mais recente em que você pode permanecer nos Estados Unidos é a data “admitido/a até” no seu Formulário I-94, “Registro de chegada / partida”, a menos que você tenha solicitado uma extensão com o USCIS.

Converse com seu DSO ou advogado primeiro 

Se você é um estudante F ou M que está estudando nos Estados Unidos, o seu DSO deve ser a primeira pessoa com quem você deve conversar se tiver dúvidas sobre os requisitos legais da sua estada nos Estados Unidos. Seu DSO pode ajudar a responder suas perguntas ou ajudá-lo a encontrar alguém que possa ajudar, como um advogado de imigração.

Alunos F-1 devem falar com seu DSO ou advogado se planejam fazer o seguinte:

– Alterar seu curso ou área principal, seu programa ou nível de graduação.

– Mudar seu nível de escolaridade.

– Transferir-se para uma nova escola ou tirar uma licença.

– Fazer uma pausa nos estudos.

– Viajar para fora dos Estados Unidos.

– Mudar-se para um novo endereço.

– Requisitar uma extensão no programa.

Os alunos do M-1 devem falar com seu DSO ou advogado se planeja fazer o seguinte:

– Fazer uma pausa nos estudos.

– Viajar para fora dos Estados Unidos.

– Mudar-se para um novo endereço.

– Requisitar uma extensão no programa.

Os alunos F e M podem entrar em contato com a SEVP pelo e-mail [email protected], ou falar com seu advogado, se o seu DSO não puder ajudá-lo ou preferirem perguntar a outra pessoa.

Descreva a sua situação, incluindo todas as suas dúvidas para o seu advogado ou no e-mail que você ira enviar. O SEVP fornece respostas por ordem de chegada. Os tempos de resposta podem variar dependendo do número atual de consultas. Caso suas dúvidas sejam urgentes procure um advogado especialista.

Law Office of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.