Imigração baseada em emprego: preferência para o visto EB-1

O Visto EB1-1, ou Green Card de Capacidade Extraordinária Baseado no Emprego (Primeira Preferência), faz parte do conjunto EB de vistos de residência permanente nos EUA.

O EB1-1 está disponível para cidadãos estrangeiros que demonstrem  capacidade extraordinária em seu campo seja nas ciências, artes, educação, negócios ou atletismo. A habilidade extraordinária é normalmente comprovada através da demonstração de “aclamação nacional ou internacional”.

Benefícios do Green Card EB1-1:

O EB1-1 é visto como um Green Card particularmente desejável por que:

  • As datas de prioridade são “atuais”, ou seja, não há tempo de espera forçado, o que significa que a espera pode ser muito menor do que em outros Green Cards.
  • Também não é necessário passar pelo processo PERM (onde o Department of Labor precisaria estabelecer que os trabalhadores existentes baseados nos EUA pudessem preencher a mesma posição).

Por estas razões, as aplicações do EB1-1 estão sujeitas a um exame minucioso e estão entre os mais difíceis de obter.

Você deve atender 03 de 10 critérios * abaixo, ou fornecer evidências de uma realização única (ou seja, Pulitzer, Oscar, Medalha Olímpica)

* Critérios para Demonstrar Habilidade Extraordinária
Você deve cumprir, no mínimo, 03 dos 10 critérios listados abaixo para provar habilidade extraordinária em seu campo:

  • Evidência de recebimento de prêmios ou prêmios menos reconhecidos nacional ou internacionalmente por excelência;
  • Evidências de sua participação em associações no campo que exigem realizações extraordinárias de seus membros;
  • Evidências de material publicado sobre você em publicações profissionais ou importantes ou outras mídias importantes;
  • Evidência de que você foi solicitado a julgar o trabalho de outras pessoas, individualmente ou em um painel;
  • Evidências de suas contribuições originais científicas, acadêmicas, artísticas, atléticas ou relacionadas aos negócios, de grande importância para o campo;
  • Evidência de sua autoria de artigos acadêmicos em publicações profissionais ou importantes ou outras mídias importantes;
  • Evidência de que seu trabalho foi exibido em exposições ou mostras artísticas;
  • Evidência do seu desempenho de um papel importante ou crítico em organizações distintas;
  • Evidências de que você recebe um salário alto ou outra remuneração significativamente alta em relação a outras pessoas no campo;
  • Evidências de seus sucessos comerciais nas artes.

Seu empregador/sponsor da petição deve ser um empregador dos EUA. Seu empregador deve estar fazendo negócios por pelo menos um ano, como afiliado, subsidiário ou como a mesma corporação ou outra entidade legal que o empregou no exterior.

Somente o EB-1A permite a petição – ou seja, um indivíduo pode peticionar um caso do EB-1A para si próprio, sem que nenhum empregador dos EUA atue como patrocinador / peticionário. No entanto, o EB-1A também tem um padrão de lei muito alto. Requer que o peticionário mostre que o indivíduo ganhou algum prêmio importante (Prêmio Nobel, por exemplo) ou cumpriu pelo menos três entre dez critérios regulatórios e mostra que o indivíduo “subiu ao topo do esforço com aclamação internacional”.

Visto EB-1

Os vistos EB-1 compreendem o grupo de primeira preferência de petições de imigração baseadas no emprego. Estes vistos são reservados para os imigrantes que estão entre os mais capazes e realizados em suas áreas profissionais dentro das artes, ciências, educação, negócios e esportes.

O visto EB-1 é dividido em três subgrupos:

  • EB-1A: Estrangeiros com Habilidade Extraordinária
  • EB-1B: Pesquisadores Destacados / Professores Destacados
  • EB-1C: Gerentes e funcionários executivos transferidos.

Observe que, para os vistos EB-1A, nem uma oferta de emprego permanente nem um emprego atual são necessários, e os candidatos não precisam fornecer prova de um empregador nos EUA. Em vez disso, eles só precisam demonstrar que continuarão trabalhando no campo em que eles têm “habilidades extraordinárias” demonstráveis. Como não é necessário patrocínio do empregador, os candidatos ao EB-1A podem solicitar petições de imigração em seu nome.

No entanto, para as petições EB-1B e EB-1C, são necessárias ofertas de emprego permanentes. Como tal, os empregadores dos EUA devem ser os peticionários para as candidaturas EB-1B ou EB-1C.

Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.