Governo americano está incentivando vistos de trabalho

Na coluna deste sábado, o advogado Mateus Gianezini, da banca Witer DeSiqueira & Pessoni an International Law Corporation, escreve sobre os incentivos do governo americano para os vistos de trabalho. 

Leia a íntegra do texto:

Mateus Gianezini

Ao contrário do Brasil, com os investimentos de trilhões de dólares injetados na economia americana, não está faltando emprego nos Estados Unidos, ao contrário, existem mais vagas do que trabalhadores dispostos a assumi-las. Recentemente circularam notícias que de negócios sendo fechados por falta de mão-de-obra.

Porque isto está acontecendo?

Existem vários fatores que contribuem para essa avalanche de vagas e ausência de trabalhadores.

  1. A pandemia de 2019, juntamente com o “lockdown” e o risco que o novo vírus representa para a saúde, milhares de trabalhadores resolveram antecipar a sua aposentadoria ou se realocaram em novas áreas com menos riscos de contaminação.
  2. O governo americano destinou trilhões de dólares para o incentivo da economia, isso fez com que surgissem novas ofertas de trabalho e também conseguiu manter as já existentes em aberto.
  3. Outro fator que que também contribui para o excesso de vagas, mas que ocorre desde antes da pandemia é a indisposição que os americanos possuem para algumas vagas de trabalho, muitos americanos evitam os trabalhos pesados, prova disso é a maioria esmagadora de imigrantes em áreas como construção civil, doméstica, entre outras.
  4. Além destes fatores que impactam diretamente a falta de mão-de-obra, existem outros que de forma indireta contribuem para a ocorrência deste cenário. Um dos principais fatores indiretos é o empreendedorismo americano. Os Estados Unidos estão no TOP 3 de países mais empreendedores e é líder isolado como país com o maior número de startups. Segundo A Casa Branca foram criados 5.4 milhões de negócios somente em 2021.

Resposta do governo para o crescente número de vagas?

No final do ano passado e início deste ano, o USCIS – United States Citizenship and Immigration Service publicou notas informando incentivando a aplicação de vistos EB-1, EB-2 e a utilização de todos os vistos disponíveis, “Há um número excepcionalmente alto de vistos baseados em emprego disponíveis neste ano fiscal (outubro de 2021 a setembro de 2022). Em parceria com o Departamento de Estado dos EUA, estamos comprometidos em tentar usar todos esses números de visto. Há muito mais vistos disponíveis na primeira (trabalhadores prioritários) e na segunda (trabalhadores com graus avançados ou de habilidade excepcional) categorias baseadas em emprego do que o ajuste pendente de solicitações de status pendentes no USCIS.”

Juntando-se a esta medida, em 18 de maior, o DHS conjuntamente com o DOL, publicou o aumento no número de vistos H2-B para a segunda parte do ano fiscal de 2022. A soma destas medidas com a volta e aumento do PREMIUM PROCESSING para várias tentativas de vistos demonstra claramente uma tentativa de aumento na arrecadação, mas, também e, principalmente, um incentivo ao crescimento da disponibilidade de mão-de-obra, através da imigração de trabalhadores estrangeiros.

Se você encontrou um trabalho através do Indeed, Google Jobs, Linkedin, entre outros portais de emprego, ou ainda, se qualifica para um EB-2 NIW ou EB-1, procure um advogado de imigração para conhecer as possibilidades de trabalhar e/ou residir legalmente nos Estados Unidos.

Fontes e Referências:

USCIS. Immigrant Petition for Alien Workers. United States. Disponível em:< https://www.uscis.gov/>

FEDERAL REGISTER. Exercise of Time-Limited Authority to Increase the Numerical Limitation for Second Half of FY 2022 for the H-2B Temporary Nonagricultural Worker Program and Portability Flexibility for H-2B Workers Seeking To Change Employers. UNITED STATES. 18/05/2022. Disponível em:< https://www.federalregister.gov/>

INSPER. Os Estados Unidos Lideram e Índia é o Segundo País com Maior Número de Startups. 03/03/2022. Disponível em:< https://www.insper.edu.br/>

WHITE HOUSE. FACT SHEET: The Small Business Boom Under the Biden-⁠Harris Administration. WASHINGTON D.C: 28/04/2022. Disponível em:< whitehouse.gov/briefing-room/statements-releases/2022/04/28/fact-sheet-the-small-business-boom-under-the-biden-harris-administration/>

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração

 

 

.