É possível obter um “Green Card Urgente” por razões médicas?

Muitos pessoas querem saber se é possível obter um “Green Card Urgente” por razões médicas? Existem processos específicos para esses tipos de casos.

 Cada caso de um imigrante deve ser tratado dentro de suas particularidades, especialmente quando se solicita a Residência Permanente, porque vários aspectos pessoais são avaliados para determinar se ele é ou não elegível para receber o benefício.

Um caso recente que chegou até nosso escritório foi apresentado pela Universidade de Nova York, sobre a aplicação de residência permanente para um membro da família diagnosticado com um tumor cerebral.

Em sua abordagem, o morador de Boston perguntou se o Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS) poderia acelerar o processo do Green Card para seu irmão, principalmente porque – de acordo com o calendário de vistos – este deveria esperar um ano ou mais para receber seu Green Card.

A resposta do advogado da Universidade de New York foi que a melhor opção era procurar outro tipo de benefício de imigração, especificamente uma permissão humanitária (Humanitarian Parole) que autorize um estrangeiro sem visto a viajar e morar nos Estados Unidos para receber tratamento médico.

“A melhor possibilidade para seu irmão é se candidatar a um Humanitarian Parole, que é um perdão condicional concedido por razões humanitárias”, diz o defensor. Este perdão condicional humanitário está disponível para pessoas que não têm direito a visto, mas que precisam urgentemente de ir aos Estados Unidos, seja por razões de doença, morte na família, ou outras.

Este processo, solicitado com o Formulário I-131 (Solicitação de Documentos de Viagem) e Formulário I-134 (Declaração de Suporte), para este caso específico, deve ter um apoio econômico dos membros da família, além de uma carta do médico com a diagnóstico e prognóstico, bem como a duração e o custo do tratamento.

O aplicante também deve explicar que o mesmo tratamento não está disponível no país do requerente ou em um país vizinho. Além disso, é importante comprovar que a família mostrar a capacidade de custear todas as despesas de tratamento sem contar com a assistência do governo dos EUA.

Ou seja, não tem como acelerar um processo de Green Card em razão de uma doença, mas, em muitos casos, é possível fazer uso desta possibilidade de um Humanitarian Parole. Os interessados ​​neste procedimento devem consultar um advogado.

Law Office of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.