Carta de advogado salva casamento e evita processo de divórcio

carta de advogadoNa semana passada, um advogado de São Sebastião do Paraíso (MG) ganhou visibilidade nas redes sociais após compartilhar em seu perfil, no Facebook, uma história bastante atípica. Rafael Gonçalves, 26 anos, revelou que tinha perdido uma cliente, mas por um nobre motivo. Isso porque, ao contrário de apenas orientar um casal sobre os documentos necessários, para dar prosseguimento ao divórcio solicitado, o advogado pediu que repensasse a separação.

Tudo aconteceu quando o advogado recebeu uma mulher que queria se divorciar do marido. O advogado agiu como o habitual, ouviu atentamente os motivos e anotou em um papel os documentos que ela precisava trazer para prosseguir com o divórcio. Mas, ao ouvir a mulher, acreditou que ainda existia amor entre o casal. Além disso, cliente parecia insegura sobre a decisão, pois o casal tem uma filha de dois anos.

Diante da situação, Rafael listou os documentos, mas também fez algumas perguntas para que a cliente pensasse e respondesse, antes de dar continuidade ao processo de divórcio. As perguntas feitas por Rafael foram: “O que você fez pra tentar salvar seu casamento?”; “O divórcio é a melhor opção hoje?”; “Quais são suas maiores influências hoje?”; “Quantos momentos superaram juntos e como se conheceram?”.

A carta com o questionário foi feita no dia 16 de fevereiro de 2016. O contato com a cliente durou cerca de 10 dias. E, esta semana, ela voltou ao escritório acompanhada do marido. O casal contou que havia repensado a relação e desistido do divórcio.

Depois da resolução do caso, o advogado publicou em seu perfil no Facebook o papel que pedia os documentos necessários para o divórcio e embaixo o questionário para ter certeza se era isso mesmo que a mulher queria fazer. Na legenda da foto, Rafael escreveu que “perdi um cliente, mas ganhei um casal de amigos”. A postagem alcançou 180 mil curtidas e muitos comentários apoiaram o caso. “Acredito que o divórcio é a ultima opção, pessoas alheias não podem interferir nessa decisão. Foi bem gratificante participar dessa união, pois faço este mesmo questionamento a todos os meus clientes e não acredito que um relacionamento tenha prazo de validade”, afirma.

O advogado ainda acrescenta que a mediação do divórcio pode evitar outros processos advindos dessa situação, impede o desgaste das pessoas envolvidas e a morosidade causada pela tramitação dos processos. “Existem situações mais graves, que envolvem agressões e muito ressentimento, e nestes casos realmente não é possível interferir. Mas, em muitas outras é possível ao menos repensar”, conclui.