Carla Zannini critica OAB por afirmar que atuou para implantação de alvará eletrônico

A advogada Carla Zannini, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, manifestou, nesta quinta-feira (20), sua indignação com a postura da direção da  OAB-GO que, segundo afirma, estaria tentando levar os louros pelo lançamento do Sistema de Interligação Bancária (SIB) promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18) em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Lançado na última segunda-feira (17), o SIB, regulamentado pela Portaria TRT 18ª GP/SGJ nº 2674/2018, agilizará a emissão de alvarás eletrônicos utilizados no levantamento de depósitos judiciais.

Advogada Carla Zannini

“Essa formidável iniciativa é fruto do esforço e da parceria do TRT de Goiás com a Caixa. A OAB-GO não fez absolutamente nada para que isso acontecesse, embora essa seja, sim, uma antiga demanda da advocacia”, afirma a advogada.

Carla Zannini diz que a OAB-GO noticiou o lançamento do SIB, em seu site institucional, afirmando que ele foi lançado após sua “atuação contundente”. Ela teme que a informação seja tomada como verdade, especialmente pelos advogados que não atuam na Justiça do Trabalho. “Desta vez eles passaram dos limites. Estão se apropriando de uma iniciativa que não foi deles, nem direta nem indiretamente”, pontua.

Funcionamento

A expectativa é que o SIB reduzirá a demanda nas agências da Caixa e nos balcões de atendimento das Varas do Trabalho, uma vez que o alvará emitido eletronicamente permitirá que os valores liberados às partes do processo sejam depositados diretamente em contas indicadas em petição pelos advogados.

Na cerimônia de seu lançamento, o presidente do TRT18, desembargador Platon Teixeira Filho, disse que a emissão do alvará eletrônico representa um divisor de águas na prestação de serviço ao jurisdicionado. “Além de garantir segurança e agilidade no levantamento de depósitos judiciais ainda contribui para a expressiva redução de impressões, gerando economia e reforçando a política sustentável estabelecida pelo Tribunal”, comentou.

O SIB entrou em fase de testes na 9ª Vara do Trabalho de Goiânia, mas a implantação definitiva começou a ser feita gradualmente a partir do dia 10 de setembro nas varas da capital e, de acordo com previsão do TRT 18, até 1ª semana de outubro o sistema estará em funcionamento nas demais Vara do Trabalho do estado e no Juízo Auxiliar de Execução. Na primeira semana de funcionamento em seis varas de Goiânia, foram emitidos mais de 100 alvarás, totalizando um valor de cerca de R$ 600 mil.