Brasileiros estão entre os que mais recebem autorização para residência em Ontário, no Canadá, avisa advogada

Ontário é a região mais populosa do Canadá e além da proximidade com as regiões de Quebec e Manitoba, faz divisa com os Estados Unidos. A província se tornou o lar da maioria dos imigrantes que escolhem viver no Canadá. Os brasileiros aparecem no top três das nacionalidades que receberam o maior número de nomeações provinciais, que permitem a aplicação direta para a residência permanente.

A advogada Patrícia Martins Pereira, consultora Jurídica internacional no Canadá e especialista em Imigração, avisa que conforme informações disponibilizadas pela provincía, em março passado, apesar da pandemia da Covid-19, continua sendo grade a procura pelo Ontario Immigrant Nominee Program (Programa de Nomeação de Imigrantes de Ontário). Neste ano, o OINP emitiu um grande número de nomeações em ocupações para candidatos com experiência profissional relacionada à tecnologia.

Patricia Martins Pereira

Segundo Patrícia, aproximadamente 20% de todas as nomeações foram mesmo para indivíduos que citaram experiência de trabalho ou uma oferta de emprego em uma ocupação na área de tecnologia, incluindo engenheiros, designers de software, programadores, desenvolvedores, analistas de sistemas e consultores de tecnologia.

O OINP também nomeou indivíduos com ofertas de emprego de mais de 2.500 empregadores em todos os setores. Pelo menos 48% dos que receberam nomeação em Ontário já tinham uma oferta de emprego antes de dar início ao processo. Mais de 96% possuíam um diploma de pós-graduação e pelo menos 43% tinham alto nível de proficiência em um dos idiomas oficiais do país (inglês e francês), o que equivale a notas listadas no Canadian Language Benchmark – CLB 7 ou superior.

Candidatos qualificados

A advogada explica que Ontário tem reforçado o compromisso em atender as necessidades do mercado de trabalho com a nomeação de candidatos qualificados. Na lista das nomeações emitidas pela província em 2020 apareciam mais de 130 países diferentes na lista de nacionalidades dos candidatos nomeados. Os dois países que aparecem no topo do ranking são Índia e China, seguidos pelo Brasil que aparece em terceiro lugar. Para ela, essa é uma excelente notícia para brasileiros que desejam imigrar e consideram viver na província de Ontário.

1,2 milhão de imigrantes

E não só Ontário tem recebido imigrantes. A advogada explica que o Canadá está planejando receber mais de 1,2 milhão de novos residentes permanentes nos próximos três anos. Isso num esforço para usar a imigração para ajudar na recuperação econômica geradas pelo Covid-19 . E equilibrar os impactos fiscais potencialmente negativos moldados pelo envelhecimento da população canadense e baixa taxa de natalidade.

O País oferece mais de 80 caminhos diferentes para imigração. Somente em 2021, são esperados 401 mil imigrantes. Segundo ela, o programa de imigração (Immigration Levels Plans) 2021-2023 é focado no crescimento econômico. Com cerca de 60% das admissões dos novos residentes permanentes vindo pela imigração econômica, que inclui estudantes, trabalhadores e aplicações focadas em negócios.

Os interessado em iniciar processo de imigração para o Canadá podem entrar em contato com a advogada pelo e-mail [email protected] ou buscar informações no site www.brxgroup.ca