Bancários de Goiás decidem adesão à greve na segunda-feira

Os bancários de Goiás votarão, na segunda-feira (29), se a categoria goiana vai aderir à greve marcada para ter início na próxima terça-feira (30). A decisão será feita por meio de Assembleia convocada pelo Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás. A greve já foi decretada em 18 Estados brasileiros e também no Distrito Federal. Os sindicatos reivindicam reajuste salarial de 12,5% e melhorias nas condições de trabalho.

Na última sexta-feira (26), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta de 7% de reajuste. Os bancários recusaram o valor e decretaram o início da paralisação, por tempo indeterminado. Uma nova rodada de negociações está prevista para ser realizada neste sábado (27) em São Paulo (SP).

A greve é válida para bancos públicos e privados. Em Goiás foram convocados, além dos bancários das agências públicas e privadas, os trabalhadores do Banco do Povo, Agência de Fomento, Agência Goiana de Habitação (Agehab), GoiásFomento, Banco Postal, Banco do Povo e também empresas financeiras.

Entre os Estados que já anunciaram a adesão à greve estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pará, Roraima, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.