Por que Carla Diaz foi eliminada?

*Valéria Alves dos Reis Menezes

Março não acabou e precisamos refletir. Por isso, vale a análise do resultado de ontem no paredão do BBB. Não sou seguidora do reality, mas o de ontem (23/3) me chamou a atenção. No paredão, estavam a atriz Carla Diaz e os cantores ‘bad boys’ Fiuk e Rodolfo. Ambos tiveram condutas que foram recriminadas pela casa, mas o público achou por bem excluir Carla Diaz. E por quê?

Porque mulher tem que ser PERFEITA. Não se exige perfeição ou a melhor conduta dos homens. Mas as mulheres, são avaliadas pelo que vestem, seu corpo, pela sua fala, por tudo. Não se aceita mais ou menos do gênero feminino. Mulher, quando participa de um concurso, processo seletivo, estuda, até trava os dentes, mas não vai a passeio. O homem, vai na tranquilidade. E não para por aí. Homem, quanto mais pegador, garanhão, a sociedade aplaude. A mulher, se assim for, é dita como prostituta.

Carla Diaz foi julgada e condenada pela sociedade brasileira porque aceitou um relacionamento abusivo, e também porque era tida como pegajosa. E que fique bem claro, sou contra todo tipo de violência a mulher. Mas, analisando o resultado do BBB… Vivemos num país campeão em violência doméstica, onde se comete um feminicídio a cada 02 horas e um estupro a cada 08 minutos e culpamos a Carla Diaz???

Ela é só uma, no contexto, de mais de um milhão. Não sei o quanto de mulheres votaram pela eliminação da Carla Diaz, mas creio que deve ter sido um quantum considerável. E meu recado é pra nós: precisamos fazer um pacto entre as mulheres. Para valorizar, incentivar, criticar menos, com o fim de nos tornarmos mais fortes. Para que haja uma real mudança na sociedade. Para isso: é mister o dever de casa, começar com a mudança de nossas ações.

Que possamos aplicar a Sororidade, a irmandade em nossas vidas. A partir daí, poderemos construir uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. E lembre-se: “ o lugar de mulher é onde ela quiser “ . Por menos críticas, mais solidariedade, e mais incentivos às mulheres.

*Valéria Alves dos Reis Menezes é secretária-geral da Casag