Após garantir liminar, fundação vence seleção para gerir hospital de Anápolis

Publicidade

Wanessa Rodrigues

Após garantir liminar para continuar na seleção de Organização Social para gestão do Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), a Fundação Universitária Evangélica (Funev), em Anápolis, sagrou-se vencedora do chamamento público da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A entidade havia sido excluída do processo de chamamento sob a alegação de não constituir OS em saúde. Porém, estava em andamento processo de qualificação nessa categoria, que já foi concedido.

Advogado Juscimar Pinto Ribeiro.

A Funev, que foi representada na ação pelo advogado Juscimar Pinto Ribeiro, do escritório Juscimar Ribeiro Assessoria Jurídica, garantiu a maior pontuação na avaliação da SES. A liminar foi concedida no último mês de junho, o juiz Maurício Porfírio Rosa, decretou a revogação do ato da SES para permitir a participação da Funev nas demais fases do certame.

Conforme explicou a defesa ao ingressar com o pedido de liminar, a Funev foi inabilitada sob o argumento de que não apresentou o Decreto de Qualificação como Organização Social em Saúde no Estado de Goiás, conforme preceitua a Lei 15.503/05, bem como o Edital, que traz a qualificação em saúde como uma condição para participação no certame.

A entidade declarou, porém, que é qualificada como OS no Estado desde 2011, por meio do decreto nº 7.240. E que, em abril de 2019, antes mesmo da publicação do Edital de Chamamento Público, pleiteou a qualificação como OS em Saúde à Secretaria de Estado da Casa Civil. Parecer da SES reconheceu a capacidade técnica da entidade e o secretário de saúde manifestou-se favorável à qualificação.

Leia mais
Juiz revoga ato da Secretaria de Saúde que impedia fundação de participar de seleção para gerir hospital em Anápolis.