Após análise da STRE-GO, Frigorífico JBS volta a funcionar integralmente

Da Redação

O sistema de produção de carnes do frigorífico da JBS, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, voltou a funcionar de maneira integral na tarde da última sexta-feira (23), por volta das 16h45. Após vazamento de amônia no local, todo o sistema de tubulação que opera gases tóxicos da empresa havia sido interditado, na noite de quinta-feira (22), pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Goiás (STRE-GO). O fim da interdição ocorreu após após análise de auditores ficais do trabalho.

Em nota, a STRE-GO informa que a empresa entregou toda a documentação necessária, apresentou relatório assinado por engenheiro técnico responsável e corrigiu as imperfeições. “Após análise criteriosa dos documentos e verificação ‘inloco’, a interdição foi levantada e o frigorífico voltou a funcionar de maneira plena”, informa o comunicado.

Vazamento
O vazamento de amônia na unidade ocorreu na manhã de terça-feira (20). Na ocasião, um cano externo da empresa se rompeu e a substância entrou pelas janelas do frigorífico, afetando os trabalhadores – deixando mais de 40 funcionários intoxicados. Após o acidente, a superintendência esteve no local para investigar o que o ocorreu.

Além do acidente de terça-feira, a superintendência informa que entre os meses de junho a agosto foi realizada ampla fiscalização no Frigorífico JBS, ocasião em que foram lavrados 78 autos de infração por violação às normas de proteção ao trabalho, sendo que 67 por descumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho.

Dentre as autuações aplicadas, conforme a superintendência regional, três decorreram de irregularidades no sistema de amônia que, apesar de graves, não constituíam situação de risco grave e iminente a ponto de levar à interdição das atividades do referido estabelecimento. Além das atuações, relatório completo da referida auditoria foi encaminhado ao Ministério Público do Trabalho para que o órgão tome as medidas judiciais que julgar cabíveis no caso.