Alunos do curso de Direito da Fasam vão participar de audiências na 1ª CCA

Assinatura do termo de cooperação

Estudantes de Direito da Fasam – Faculdade Sul-Americana poderão acompanhar e participar de audiências realizadas na 1ª Corte de Conciliação e Arbitragem de Goiânia (1ª CCA). A novidade será possível graças a um convênio assinado recentemente pelo Núcleo de Prática Jurídica da instituição de ensino e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), onde a 1ª CCA está instalada.

O objetivo da iniciativa é ampliar o ensino da prática forense para os alunos do curso de graduação em Direito. O termo foi assinado pelo diretor Geral da Fasam, Paulo Gonçalves de Castro, e pelo coordenador da Corte, José Costa Neto. A cooperação prevê atividades de atualização para os estudantes como palestras com especialistas da 1º Corte. Eles terão ainda acesso a pautas e audiências do órgão.

A parceria, segundo a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Fasam, Kamila Basil, é de extrema valia principalmente para os discentes do oitavo período do curso de Direito, já que facilita que eles encontrem a prática de estágio que é obrigatório nas áreas de Conciliação, Mediação e Arbitragem. Para os demais, há também a opção de participar como estágio voluntário. “O termo não envolve remuneração financeira aos alunos e já está em vigor com duração mínima de um ano”, explica.

Kamila acredita que a iniciativa aproxima o aluno da Fasam à primordial atividade profissional exercida na área jurídica. “As cortes de conciliação e arbitragem possibilitam a resolução de conflitos por meio da pacificação social, desafogando o poder judiciário, ofertando inúmeros benefícios às partes, como agilidade, solução com baixo custo, atendimento especializado e diferenciado com segurança. É primordial que os estudantes tenham experiência nessa área”, afirma Basil.