Advogado baleado na cabeça pelo filho morre em hospital de Goiânia

Advogado Idis Queiroz

Morreu nesta quinta-feira (26), no Instituto do Rim, em Goiânia, o advogado Idis Paulo de Queiroz, primeiro presidente e fundador da subseção de Jataí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele foi baleado na cabeça enquanto dormia. Segundo a Polícia Militar, o filho da vítima, de 21 anos, confessou ter cometido o crime e foi preso.

O crime aconteceu na quarta-feira (25), em Jataí, onde a vítima morava. Idis chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal de Jataí. Porém, devido à gravidade, foi encaminhado para o Instituto dos Rim, em Goiânia, onde estava internado da UTI. O corpo deverá ser velado em Jataí. O horário e local ainda não foram definidos.

Pesar
A morte trágica sensibilizou a advocacia goiana. “Tinha ele como um verdadeiro ídolo. Intelectualmente, era um gênio. Meu coração dói, nem sei o que dizer”, lamenta Simone Gomes Oliveira, atual vice-prefeita de Jataí e ex-secretária adjunta da OAB Goiás.

Em nota, o presidente da seccional goiana da OAB Lúcio Flávio expressou seu pesar e destacou a carreira do jurista. “Sua deixará uma lacuna imensa, difícil de ser preenchida. Os méritos do nobre colega o tornaram uma figura ímpar dentro do Direito em Goiás e não haverá homenagens o suficiente para expressar todo nosso carinho e gratidão”.

Sentimento este compartilhado pelo secretário-geral da OAB, Jacó Coelho. “Palavras não são suficientes para aplacar a dor deste momento. Cabe a nós apenas prestar nosso reconhecimento aos grandes serviços prestados por Idis à advocacia de Goiás e ao povo goiano, e nos solidarizarmos à família enlutada”, afirmou.

Para o presidente da subseção da Jataí, Antônio Carlos da Silva Barbosa, a advocacia e sociedade de Jataí estão de luto por esta perda irreparável. “Dr Idis foi um dos grandes nomes, senão o maior, da advocacia jataiense. Sempre foi um grande parceiro e defensor das prerrogativas, e muito atuante nos projetos da OAB. Um advogado de conhecimento jurídico ímpar. Deixa seu legado para posteridade, bem como temos hoje seu filho Plautus César, seu genro Carlos Henrique do Carmo e o sobrinho Sérgio Henrique de Queiroz atuando”. O presidente lembrou que há exatamente um ano, era inaugurada a nova sede da Subseção de Jataí, na qual Idis fez o uso da palavra com belo discurso.

Trajetória
Idis dedicou mais de 40 anos de sua vida à advocacia. Formado na Universidade Federal de Goiás na década de 70, especializou-se em Direito Agrário e Cível. Idis alcançou várias conquistas ao longo de sua carreira. Uma das mais importantes para a advocacia foi a criação da OAB de Jataí, em 16 de junho de 1979.

Primeiro presidente daquela subseção, Idis Paula de Queiroz teve que percorrer, na época, diversos escritórios de advocacia de cidades próximas ao município, sendo o responsável por encaminhar o requerimento com a solicitação para abertura da Subseção da OAB de Jataí à OAB/GO.

A primeira direção da Subseção da OAB/GO em Jataí, que funcionava primeiramente em uma sala alugada na Av. Brasil (prédio já demolido), foi composta por Idis Paula de Queiroz (presidente), Martiniano José da Silva (vice-presidente/Mineiros), Wagner Alves Nunes (secretário-geral) e Irani Inácio de Lima (tesoureiro).