Advogada especialista em imigração dá dicas para quem deseja estudar e se estabelecer no Canadá

Publicidade

O Canadá está planejando receber mais de 1,2 milhão de novos residentes permanentes nos próximos três anos. Mas há também oportunidades para quem deseja estudar no País, que faz fronteira com os Estados Unidos.  A advogada Patrícia Martins Pereira, consultora Jurídica internacional no Canadá e especialista em imigração, dá dicas para quem deseja estudar no país.

Patrícia, que atua no escritório Brazil Legal Help, explica que antes de fazer as malas e comprar a passagem aérea, é preciso de uma autorização de estudo. Trata-se de um documento emitido para cidadãos estrangeiros pelo governo canadense, permitindo-lhes estudar em instituições de ensino designadas.

Advogada Patricia Martins Pereira

Patrícia aponta as etapas que serão preciso seguir para obter a autorização de estudos e se preparar para sua mudança para o Canadá. Primeiro, é preciso que se escolha e inscreva-se em uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI). Todas as escolas primárias e secundárias no Canadá são DLIs.

É preciso ainda certificar-se de atender aos requisitos de elegibilidade. Além de uma carta de aceitação de um DLI, existem vários outros requisitos de elegibilidade que o interessado precisará cumprir para se candidatar a uma autorização de estudo. Esses incluem a comprovação de fundos. “O estudante precisará fornecer prova de que tem dinheiro suficiente para pagar suas mensalidades e despesas de manutenção (para você e quaisquer membros da família), bem como despesas de devolução para o estudante e quaisquer membros da família”, explica a advogada.

Além disso, diz, o estudante deve abrir um conta bancária no exterior em seu nome. “Feito isso, deve mostrar os seguintes documentos: extratos bancários dos últimos quatro meses; comprovante de mensalidades pagas e taxas de hospedagem; carta da pessoa ou escola dando-lhe dinheiro; financiamento pago dentro do Canadá, se o estudante tiver uma bolsa de estudos ou estiver em um programa educacional financiado pelo Canadá; prova de que não tem antecedentes criminais, podendo ser necessário obter um certificado policial; apresentação de exame médico para comprovar que o estudante está bem de saúde; e prova de que sairá após a licença expirar.

Para se candidatar a uma autorização de estudo, também é preciso fornecer os seguintes documentos:

  • Prova de aceitação. Esta é uma carta de aceitação da sua escola. Você pode fornecer a carta de aceitação original ou uma cópia eletrônica.
  • Prova de identidade. Você e qualquer membro da família viajando para o Canadá deverão fornecer um passaporte válido ou documento de viagem e duas fotos recentes do tamanho de um passaporte.
  • Comprovante de suporte financeiro.
  • Carta de explicação. Explica por que você deseja estudar no Canadá e que compreende suas responsabilidades como estudante.
  • Certificat d’acceptation du Quebec (CAQ). Se você deseja estudar em Quebec por mais de seis meses, deve incluir o documento CAQ emitido pelo Gouvernement du Quebec. Você pode entrar em contato com seu DLI para obter detalhes sobre como se inscrever para o CAQ.
  • Declaração de custódia (apenas menores). Menores que precisam de um custodiante devem incluir o formulário de Declaração de Custódia com seu requerimento.
  • Outros documentos. Outros requisitos podem ser aplicáveis ​​com base em seu país ou região.

Você pode preencher o seu pedido de autorização de estudo on-line ou usando uma cópia impressa. Dependendo de onde você se inscreve (fora do Canadá, dentro do Canadá ou no porto de entrada), existem diferentes instruções sobre como proceder. As instruções estão no site do Governo do Canadá.

Student Direct Stream (SDS)

Dependendo de onde o estudante mora, ele pode se qualificar para o Student Direct Stream (SDS). Este programa permite que se agilize o processo de autorização de estudo. O objetivo é processar os aplicativos SDS em 20 dias corridos. Para obter um processamento mais rápido,  devem ser fornecidos dados biométricos o mais rápido possível e atender a todos os outros requisitos de elegibilidade

Patrícia alerta que uma autorização de estudo não é um visto. “Você também pode precisar de um visto de visitante ou de uma autorização eletrônica de viagem (eTA) antes de viajar ou entrar no Canadá. Se você precisar de um desses documentos, você o receberá com seu visto de estudante”.

Após chegar ao País

Ao chegar ao País e procurar acomodação, o estudante pode começar investigando as opções de sua instituição de ensino superior no campus. “Morar no campus pode ser uma escolha conveniente, já que as acomodações geralmente são mobiliadas e perto do campus, tornando mais fácil para você conhecer outros alunos”, frisa a especialista.

Outra dica é configurar um plano de celular. A maioria das operadoras de telefonia móvel oferece planos e pacotes para estudantes. Normalmente, pode ser escolhido entre um plano pré-pago (pré-pago) ou uma opção de contrato mensal. Algumas das principais empresas de telecomunicações do Canadá incluem Telus, Rogers e Bell. “Esteja ciente de que, para garantir uma opção de contrato mensal, geralmente é necessária uma verificação de crédito. Pode ser mais difícil para os recém-chegados que não têm histórico de crédito canadense”, afirma.

Patrícia também diz que pode ser útil encontrar um emprego. “Se você estiver interessado em trabalhar meio período enquanto frequenta a escola, há oportunidades dentro e fora do campus. Trabalhar enquanto estuda também pode ser uma ótima maneira de estabelecer relações comerciais com pessoas e organizações que podem querer contratá-lo após a formatura. Você pode visitar o Banco de Empregos do Governo do Canadá para explorar diferentes oportunidades de emprego”, afirma.