Entenda como funciona o concurso unificado

O próximo concurso unificado do Brasil será o do TSE (Tribunal Superior Eleitoral junto ao Tribunal Eleitoral Local), esperado para novembro de 2023.

No entanto, até a publicação efetiva do edital poderá haver mudanças em detalhes importantes. Outro ponto, é compreender qual será a banca, suas vantagens e desvantagens.

Se não sabe bem o que esperar, este artigo foi feito especialmente para você.

Confira abaixo tudo sobre o concurso unificado, como se preparar, e veja dicas para um planejamento de sucesso.

O que é um concurso unificado?

O concurso unificado é um método de seleção que permite que diferentes organizações participem de um mesmo certame, mas com apenas um comitê de divulgação e organização.

Esse modelo permite que múltiplos órgãos ou instituições contratem novos funcionários através de um único processo de avaliação, facilitando a gestão para os organizadores e para os candidatos.

Vantagens do concurso unificado

Um concurso público unificado traz diversas vantagens, tanto para os candidatos quanto para a administração pública. Confira:

Economia de recursos para os órgãos públicos

A realização de licitações públicas costuma acarretar altos custos para a administração pública. As comissões organizadoras precisam de alto orçamento para desenvolver provas, organizar logística  etc.

Portanto, a licitação conjunta parece ser uma solução prática para o problema, que reúne todos os custos de todos os demais participantes do processo em uma banca examinadora.

É possível, dessa forma, que várias entidades de um mesmo órgão estejam presentes no mesmo edital e concurso.

Facilidade de inscrição para os candidatos

Com a unificação do edital, fica mais fácil que vários candidatos façam uma mesma inscrição.

Ou seja, ao invés de fazer várias inscrições para cada instituição do mesmo órgão (TSE de SP e TSE MT, por exemplo), o candidato fará apenas uma inscrição para concorrer às vagas de ambas instituições.

 Ampliação das oportunidades para os candidatos

Um concurso unificado proporciona uma ampla gama de oportunidades para os candidatos por reunir vagas de várias instituições ou órgãos em um único certame.

Dessa maneira, em vez de se preparar e se inscrever para diversos concursos separadamente, os candidatos podem direcionar seus esforços para um único concurso, que oferece múltiplas possibilidades.

Além disso, em um concurso unificado, o candidato tem a chance de escolher a instituição para a qual deseja concorrer, tendo assim acesso a um leque mais amplo de opções.

Dependendo do desempenho e da classificação, o candidato pode ter a oportunidade de escolher entre diferentes cargos e instituições.

Exemplos de concursos unificados

O certame do Tribunal Superior Eleitoral, previsto para novembro de 2023, não será o primeiro unificado do Brasil. Em 2006, após a organização do Cebraspe, a seleção foi feita da mesma forma.

Na época, havia 801 vagas disponíveis para cargos de nível médio e superior. Os três estados participantes da seleção são Acre, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima.

Em 2017, o TST também realizou um concurso junto à ENAMAT, órgão responsável pela formação e desenvolvimento dos juízes do trabalho. Na ocasião, foram selecionados 229 candidatos, 223 deles da lista geral.

Etapas do processo de seleção em um concurso unificado

A seguir, apresentamos as etapas principais do processo seletivo em um concurso unificado:

Publicação do edital conjunto

Nesta etapa, um único edital do concurso é publicado, contendo todas as informações referentes às vagas disponíveis em diversas instituições participantes.

Este documento fornece aos candidatos um guia completo, incluindo detalhes sobre os cargos, requisitos, prazos de inscrição, data da prova, entre outros aspectos.

Sua publicação ocorre em canais oficiais, assegurando o amplo acesso e a transparência do processo.

Inscrições e realização das provas

Em um concurso unificado, as inscrições e provas são centralizadas em um único local ou em locais dentro do estado, evitando deslocamentos para outros estados.

Isso traz economia e acessibilidade para os candidatos. Além disso, essa centralização facilita a logística e torna o processo mais eficiente.

Divulgação dos resultados e convocação dos aprovados

Os concursos unificados divulgam resultados em um site centralizado. A convocação dos aprovados é feita individualmente por cada órgão, baseado em suas necessidades e vagas disponíveis.

Diferente dos concursos não unificados, em que uma única instituição gerencia todo o processo, publicando resultados e convocando candidatos conforme suas necessidades específicas.

Em ambos os casos, os candidatos devem acompanhar comunicações oficiais para evitar perda de prazos.

Dicas para se preparar para um concurso unificado

A melhor maneira de se preparar para um concurso unificado é estudar com materiais direcionados, podendo, também, antecipar-se à publicação do edital.

Opte por PDF’s para concursos e pela realização de simulados de concurso unificado, para garantir que aprendeu todo o conteúdo estudado.

Atualmente, existem vários preparatórios disponíveis na internet que garantem a aprovação do candidato sem precisar sair de casa. Uma rápida pesquisa na internet lhe mostrará, além de cursos, vários PDF’s gratuitos.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona um concurso unificado, é hora de dar início aos seus estudos.

A fase de preparação para um concurso público pode ser desafiadora, mas com boas dicas e bons materiais você garantirá uma aprovação certa sem muitas surpresas.

Lembre-se que aliado a uma boa preparação, se faz necessário combinar  os estudos ao descanso, folga e até mesmo realização de atividades físicas e um dia de lazer.

Gostou do artigo? Para se manter atualizado sobre concursos públicos, continue lendo o nosso blog.