Procon Aparecida verifica diferença de até 80% em materiais escolares

O Procon de Aparecida de Goiânia divulgou a pesquisa de comparação de preços dos materiais escolares. Os dados foram coletados entre os dias 28 de dezembro de 2013 e 05 de janeiro deste ano em 68 estabalecimentos comerciais do ramo de papelaria e materiais escolares.

Segundo Marinho Rezende, presidente do Procon de Aparecida, objetivo foi de facilitar a vida dos pais na hora da compra. “Este período é sempre bastante agitado. A informação é a principal ferramenta à disposição dos cidadãos para um consumo consciente e que melhor defende seus intereses socioeconômicos” – explica Marinho.

A pesquisa foi feita nas cinco regiões comerciais do município e a comparação dos resultados revela grande diferença de preços cobrados por produtos similares. O produto que apresenta maior diferença é a borracha, chegando a custar 80% mais caro em alguns estabelecimentos. Em seguida vem o lápis preto, com difetença de de 58% entre um estabelecimento e outro.

Além de divulgar os resultados da pesquisa o Procon também alerta sobre a nova lei que proíbe a obrigação de compra de materais escolares de uso coletivo como álcool, algodão, balão de festa, barbante, canetas para quadro, papel higiêncio, grampeador, creme dental, sabonete, fitas adesivas, toner, medicamentos, elásticos e etc.