Goiânia sedia Fórum Direitos Humanos pela Democracia nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia junto com diversos órgãos e entidades nacionais promove a 4ª edição do Fórum Social e Parlamentar Direitos Humanos pela Democracia. O evento será realizado no auditório da Assembleia Legislativa em Goiânia nesta quinta-feira (18), às 14 horas.

O objetivo do evento é fazer um diagnóstico das ameaças aos direitos humanos no atual momento político do país, apresentar casos de violação e promover articulação entre entidades e órgãos públicos para a defesa dos direitos humanos. Ativistas de direitos humanos, movimentos sociais e representantes da sociedade civil da região Centro-Oeste participarão do encontro.

Sobre o Fórum
O Fórum foi constituído por iniciativa das Comissões de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em audiência pública realizada no Congresso Nacional em 29 de junho de 2016. Depois de uma etapa nacional, em Brasília, e etapas regionais em Recife, São Paulo e Minas Gerais, a atividade é realizada em Goiânia.  Ao realizar esses encontros, o Fórum atua na estratégia de manter a mobilização para denunciar o desmonte de políticas públicas e deter retrocessos nos direitos conquistados nas últimas décadas.

Confira a programação:
14h – Abertura do Fórum Social e Parlamentar Direitos Humanos pela Democracia – 4º encontro Regional Centro-Oeste
14h20 – Conjuntura Política, Social e Econômica. Direitos Humanos pela Democracia
14h50 – Relato de Casos Emblemáticos de Violação de Direitos Humanos no Campo e na Cidade:
· Caso Criminalização dos Movimentos Sociais – Santa Helena, Rio Verde e Itapaci/Goiás;
· Caso Genocídio Indígena Guarani e Kaiowá – Mato Grosso do Sul;
· Violência Contra as Mulheres – Avaliação dos 10 Anos da Lei Maria da Penha.
16h – Diálogo sobre outros casos de Violação de Direitos Humanos
17h – Encaminhamentos sobre Monitoramento de Direitos Humanos