Ampliado horário de funcionamento de cinco delegacias de Polícia da capital

Cinco delegacias em Goiânia tiveram seu horário de atendimento ampliado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), por meio da Polícia Civil, para além do horário de expediente. São elas: 1º Distrito Policial (Centro), 8º (Pedro Ludovico), 14º (Vila Pedroso), 15º (Bairro Goiá) e 22º (Jardim Curitiba).

Antes, essas delegacias funcionavam como as demais, das 8 às 18 horas. A partir de agora, em dias úteis, o horário será estendido até às 23 horas. Nos finais de semana e feriados, o atendimento será das 8 horas à meia-noite. A extensão do atendimento é feita, exclusivamente para o Registro de Atendimento Integrado (RAI).

Por meio da RAI é possível fazer um registro único de ocorrência, seja ela da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e outros órgãos que compõem a Segurança Pública. O sistema agrupa, no ato do registro da ocorrência, os dados para o órgão desejado. Ele também é a base da Plataforma de Sistemas Integrados (PSI), que muda a dinâmica do principal instrumento utilizado pelas forças de segurança no curso inicial de qualquer tratativa de evento: a ocorrência ou notificação de crime.

“Agora, com essa ampliação do atendimento, teremos mais agilidade e eficiência”, assegura o delegado Regional da Polícia Civil de Goiânia, Josuemar Vaz de Oliveira. “Esta ampliação facilita o acesso da população uma vez que estas cinco delegacias estão espalhadas por diversas regiões de Goiânia”, disse o delegado. “É uma forma de manter a população mais próxima da polícia”, complementa.

Central de Flagrantes
A Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão, na Cidade Jardim, que fica próxima ao Instituto de Criminalística e ao complexo de Delegacias Especializadas, segue com o funcionamento padrão, que é de 24 horas por dia, sete dias por semana. Lá, em meio a outras funções desempenhadas pelos profissionais da Central, também já era possível fazer o Registro de Atendimento Integrado.

Atendimento integrado
Em janeiro deste ano, a Polícia Civil inaugurou a Central de Flagrantes. O espaço dá mais dinamicidade ao processo do flagrante e, neste contexto, agiliza o trabalho dos profissionais e a participação dos demais envolvidos, como vítimas e testemunhas. Essa maior agilidade implica diretamente na liberação dos policiais militares, que fazem a condução de suspeitos, vítimas e testemunhas às delegacias. Isso resulta no retorno quase imediato dos PMs ao trabalho preventivo nas ruas.

A unidade possui infraestrutura necessária para atendimento ininterrupto e com excelência à população. São cinco delegados durante o dia e quatro durante cada plantão, com 10 escrivães e 11 agentes policiais. A Central conta com 5 cartórios, sala de convivência, refeitório e toda infraestrutura necessária para o atendimento ao público.