79% avaliam como ótimo/bom o atendimento dos cartórios brasileiros, aponta pesquisa DataFolha

Publicidade

Em conjunto com a Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR), o Instituto de Pesquisa DataFolha revelou, no último dia 30 de dezembro, 79% dos brasileiros avaliam como ótimo/bom a qualidade do atendimento dos cartórios no País. O levantamento revela, também, que, quanto ao tempo de espera para ser atendido, 73% consideraram como ótimo/bom e 17% como regular.

A pesquisa foi aplicada em maio de 2022, com abordagem pessoal de mais de 900 usuários do serviço extrajudicial após serem atendidos em cartórios localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. O escopo excluiu, portanto, profissionais intermediários como office boy e despachantes.

Com margem de erro máxima para de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, 72% dos entrevistados pelo DataFolha atribuem notas entre 9 e 10 para os serviços realizados pelos cartórios e 21% atribuem notas entre 6 e 8. Quanto à importância dos cartórios para sociedade, o levantamento apontou que 72% dos brasileiros consideram os cartórios como muito importantes e que 24% os consideram como importantes.

Sobre a confiança nas instituições, os cartórios receberam nota 7,9 pelos usuários abordados pelo DataFolha, nota esta que foi maior do que as notas dadas para as instituições religiosas (6,7), para imprensa (6,1) e para o governo (5). Quanto aos outros valores, foram atribuídas aos cartórios as maiores notas para seriedade (8,5), honestidade (8,4), e confiança e credibilidade (8,3).

Questionados se haveria um atendimento melhor caso outros serviços fossem oferecidos pelos cartórios, 57% dos entrevistados declaram que os usuários teriam um melhor atendimento para emitir de passaporte pelos cartórios e 66% afirmaram um melhor atendimento para emitir documento único de identidade e registro de empresas.

A pesquisa pode ser conferida integralmente neste link.