Ibedec indica cuidados para quem vai comprar pacotes de férias

Da Redação

fériasAs férias de julho chegaram e com elas o recesso escolar. Para muitas pessoas, é momento de descansar em casa ou viajar. Presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – Ibedec Goiás, Wilson Cesar Rascovit traz orientações aos consumidores para evitarem transtornos neste período.

Antes de fechar qualquer “pacote” com uma agência de turismo, o consumidor deve pesquisar no Procon se existe reclamação da agência contratada. Além disso, exigir um contrato por escrito com o preço total da viagem, a companhia aérea ou rodoviária que fará o transporte, os hotéis especificados, o tipo de apartamento, os traslados, refeições incluídas, pagamento de guias de turismo e passeios incluídos. E conferir sempre se a categoria do hotel e se o preço da diária é com meia pensão ou pensão completa.

Rascovit lembra que é preciso, ainda, ficar atento às atrações e eventos especiais que, na maioria das vezes, não estão incluídas no pacote e acaba gerando um custo extra da viagem. Já no “pacote de aventura”, ter atenção redobrada verificando as condições dos equipamentos e se existe cobertura de seguro, para que em caso de qualquer acidente não fique desamparado.

Propaganda enganosa
O presidente do Ibedec Goiás cita que o consumidor deve ter atenção redobrada para as propagandas com ofertas muito vantajosas, pois muitas vezes escondem um serviço de qualidade duvidosa ou diverso do anunciado. E é aí que entram as propagandas enganosas, que são, cada vez mais, motivo de ações judiciais.

Quanto às viagens internacionais a orientação é para o consumidor realizar a conversão da moeda para saber o valor exato do pacote em reais, bem como especificar se o preço será em dólar ou fixo em reais para evitar surpresas. Além disso, o consumidor deve ser informado com antecedência se a viagem tem como destino cidades ou países sujeitos a furacões, terremotos, vulcões, ou alguma pandemia como a Gripe Suína ou Malária; deve conferir se o vôo tem escalas e perguntar se tem direito a desdobrar a passagem para visitar outras localidades;

Atenção Redobrada
Se na hora de desfrutar da viagem o consumidor perceber que não está saindo conforme o contratado, exija de imediato o cumprimento do contrato da empresa, caso não consiga reverter a situação o consumidor tem que começar a produzir provas a seu favor!

Todas essas orientações podem ser encontradas na Cartilha do Consumidor – Edição Especial Turismo. O material é escrito em linguagem clara e acessível ao público leigo, com o objetivo de orientar o consumidor tanto na hora de planejar suas férias. Seja em viagens de carro, ônibus ou avião, saibam quais são os seus direitos e deveres e como exercê-los.

A cartilha está disponível no site do Ibedec – www.ibedecgo.org.br e a versão impressa pode ser obtida gratuitamente na sede do Instituto na Rua nº. 5, nº. 1.011 (Praça Tamandaré), Setor Oeste, Goiânia-GO, Telefone (62) 3215-7777.

(Fonte: Ibedec Goiás)