23 cartórios goianos recebem premiação pela qualidade nos serviços prestados

Alguns dos titulares de cartórios goianos premiados das cidades de Goiânia, Formosa, Pirenópolis, Anápolis, Valparaíso de Goiás, Caldas Novas, Aparecida de Goiânia e Cidade Ocidental

Marília Costa e Silva

Considerados fundamentais para garantia da segurança jurídica nas transações e negócios feitos pelos cidadãos, os cartórios em Goiás garantem que têm investido na melhoria dos serviços oferecidos à população. Prova de que a iniciativa tem sido eficiente é que mais de 20 cartórios extrajudiciais no Estado foram recentemente premiados pela busca na qualidade de gestão. Eles receberam o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR.

A premiação, que está em sua 12ª edição, ocorreu no mês passado, durante evento da Associação dos Notários e Registradores (Anore/BR), realizado em Maceió (AL). Entre as autoridades, estiveram presentes ao evento o Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio de Mello e Ministro da Justiça Alexandre de Moraes.

Na edição de 2015, Goiás já havia obtido resultado nunca antes alcançado em sua história: seis prêmios, sendo três de avaliação máxima: “diamante”. Mas em 2016, o Estado de Goiás foi além: conquistou nada menos que 23 prêmios, com seis premiações máximas, o que colocou deixou o Estado na segunda colocação entre os mais premiados do País.

A expressiva marca alcançada, segundo o cartorários, traduz o reconhecimento da revolução da qualidade ocorrida nos cartórios extrajudiciais de Goiás desde 2014 (antes em toda a história da premiação, o Estado havia obtido apenas um prêmio) e coroa aqueles que se empenham em prestar o melhor serviço possível à população.

Vinte dois dos cartórios premiados são filiados à Associação de Titulares de Cartórios (ATC-GO). Para a instituição, isso mostra o compromisso dos seus associados na busca da qualidade.

Premiação
Para a premiação da Anoreg/BR é feita avaliação dos unidades cartorárias por uma entidade independente, que lhes confere selo de qualidade conforme a categoria eventualmente atingida (diamante, ouro, prata ou bronze). Para isso, os cartórios têm de atender aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuário.

A auditoria independente do prêmio no ano de 2016 foi coordenada pela APCER Brasil, empresa do GRUPO APCER – Associação Portuguesa de Certificação, entidade que é referência no setor de certificação europeu (www.apcer.com.br), contando com uma rede de auditores independentes em vários Estados do Brasil.

Puderam participar do PQTA todos os cartórios brasileiros, de todas as especialidades, independente número de atos praticados, número de funcionários e localização geográfica.

O presidente da ATC-GO, Rodrigo Esperança Borba, que é oficial registrador do 4º Registro de Imóveis de Goiânia, garante que o preparo para a auditoria externa provoca o aumento da conscientização, envolvimento e motivação da equipe; aumento da satisfação dos usuários dos serviços; ganhos significativos em eficiência nos processos internos e na qualidade dos serviços prestados.

“Esperamos cada vez mais progredirmos na eficiência dos serviços notariais e de registros públicos de Goiás, tão importantes na prevenção de litígios e desafogamento do Judiciário, tornando-os referência no cenário nacional”, frisa Rodrigo Borba, ao parabenizar todos os “cartórios que se dedicam a prestar um serviço de cada vez mais qualidade!”

Cartórios premiados
As seguintes cidades tiveram cartórios premiados: Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Cidade Ocidental, Formosa, Indiara, Jataí, Luziânia, Minaçu, Padre Bernardo, Pirenópolis, Porangatu, Senador Canedo, Silvânia, e Valparaíso de Goiás.

Receberam o prêmio máximo de qualidade os seis cartórios:
– Goiânia: o 1º. e o 4º Registro de Imóveis; o 1º. Tabelionato de Protestos e Anexos; e o 1º. RCPN e Tabelionato de Notas
– Anápolis: o 2º. Registro de Imóveis
– Valparaíso de Goiás: o Registro de Imóveis e Anexos.

Também foram premiados os seguintes cartórios do Estado:
1º. Tabelionato de Notas de Luziânia, Tabelionato de Protesto de Luziânia
2º. Tabelionato de Notas e Anexos de Porangatu
Registro de Imóveis de Caldas Novas
Registro de Imóveis de Minaçu
Registro de Imóveis e Anexos de Cidade Ocidental
2º. Tabelionato de Notas de Padre Bernardo
Registro de Imóveis e Anexos de Padre Bernardo
Registro Civil de Pessoas Naturais e Anexos de Aparecida de Goiânia
Tabelionato de Notas e RCPN de Aparecida de Goiânia
Registro de Imóveis de Silvânia
Registro de Imóveis de Pirenópolis
Registro de Imóveis e Anexos de Indiara
Registro de Imóveis e Anexos de Senador Canedo
Registro de Imóveis e Anexos de Jataí
7º Tabelionato de Notas de Goiânia
Registro de Imóveis e Anexo de Formosa