O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou, nesta sexta-feira (31), 52 magistradas e magistrados, aprovados no 57º Concurso Público de Juiz Substituto do Estado de Goiás. A solenidade foi realizada no plenário do TJGO e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado; do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim; do ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Jeová Sardinha, e de representantes dos órgãos que compõem o sistema de Justiça.
A cerimônia foi aberta pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, seguida da leitura do termo de compromisso, prestado pela aprovada na terceira colocação do concurso, Renata Facchini Miozzo, em nome das novas juízas e Thales Prestrêlo Valadares Leão, representando os juízes substitutos; e do discurso de posse proferido pelo primeiro colocado no certame, Tácito Costa Coaracy Filho.
Ao declarar empossados os juízes e as juízas substitutos do Poder Judiciário goiano, Carlos França enfatizou que, com a posse dos novos magistrados, todas as comarcas de entrância inicial passam a contar com um juiz, com isso “nenhuma comarca do Estado de Goiás estará desprovida de um magistrado”. O termo de posse, que foi lido pela secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Alves, foi assinado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, pela nova juíza substituta, Jéssica Lourenço de Sá Santos e pelo juiz substituto Paulo Henrique Feitosa.
Em seu discurso, o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, fez uma saudação especial aos novos juízes e juízas. “Hoje é um dia muito feliz e especial para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Sabemos dos sacrifícios, de renúncia e dedicação de cada um de vocês. O TJGO é Selo Diamante, graças ao trabalho de magistrados de 1º e 2º graus e servidores. Temos certeza que as senhoras e senhores, com o preparo intelectual, a cultura, a determinação e disposição certamente irão engrandecer e contribuir muito para que esse tribunal continue fazendo sucesso e, especialmente, promovendo justiça em nosso Estado”.
O presidente do TJGO também ressaltou a importância dos novos magistrados de trabalharem em harmonia com os poderes Legislativo e Executivo, bem como com todos os representantes do sistema de justiça. “Sempre recebam advogados, promotores, defensores públicos. Eles falam em nome da sociedade e precisam de nossa atenção. Então, tenham coragem, equilíbrio, firmeza, humildade, dedicação e sucesso sempre”, salientou Carlos França, que também felicitou os familiares dos empossados, que foram fundamentais para que o sonho da magistratura se tornasse realidade.
Carlos França também lembrou do esforço do TJGO para realização do concurso. “Foram mais de 12 mil candidatos inscritos, o que exigiu muito trabalho e dedicação da equipe administrativa desta Corte, da Comissão de Seleção e Treinamento e da Comissão Examinadora”, destacou, ao anunciar que em breve novo certame será realizado.