O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) recebeu nesta semana a recomendação para a certificação ISO 9001, norma internacional reconhecida mundialmente como referência em sistemas de gestão da qualidade. O anúncio foi feito pela auditora líder da ONC Certificação, Sandra Soares Mariano, ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França, após o processo de auditoria externa.
A certificação ISO 9001 estabelece requisitos para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) eficiente, que visa assegurar melhorias contínuas e a excelência nos serviços prestados por organizações públicas e privadas.
O trabalho envolveu diversas áreas estratégicas do tribunal, incluindo a Presidência, Diretoria-Geral, Diretoria de Planejamento e Inovação, Diretoria Administrativa, Diretoria de Gestão de Pessoas, Diretoria de Contratações, Diretoria Financeira, Diretoria de Tecnologia e Informação, Coordenação de Logística Material e Patrimonial, além da Unidade de Gestão Documental, Diretoria de Auditoria Interna e o Centro de Comunicação Social.
Conquistas reconhecidas
O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, celebrou a recomendação como uma conquista significativa. “Hoje é um dia de muita alegria. Pela manhã, recebemos o Selo Diamante pelo Radar da Transparência e encerramos o dia com uma recomendação positiva para sermos certificados pela ISO 9001. Meu agradecimento a todas as diretorias envolvidas que participaram dessa fase. Com a contribuição de cada um de vocês, buscaremos o aprimoramento constante do Tribunal, envidando esforços para essa certificação, que será muito importante para continuarmos sempre avançando na prestação de serviço de excelência à sociedade”.
Ele também destacou o papel fundamental de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários, que contribuíram para o avanço do TJGO em diversas áreas.
Compromisso com a qualidade
A juíza auxiliar da Presidência e presidente do Comitê de Gestão de Qualidade do TJGO, Lidia de Assis e Souza, reforçou a responsabilidade que a recomendação traz. “Isso representa uma responsabilidade maior para o Tribunal de Justiça continuar buscando melhorias em todas as rotinas e fluxos do TJGO”.
Unidades auditadas
A auditoria de certificação foi conduzida nas unidades do TJGO localizadas em Goiânia e na Central de Distribuição, em Aparecida de Goiânia. Nesta fase, o processo piloto avaliou os requisitos da ISO 9001 relacionados à aquisição de bens móveis de uso permanente e materiais de consumo geridos pela Coordenação de Logística Material e Patrimonial.