Site do TJGO conta com painel inteligente que disponibiliza informações sobre ações relacionadas à Covid-19

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em atendimento à Portaria nº 57/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criou um painel de Business Intelligence (BI) que disponibiliza todas as ações judiciais relacionadas à Covid-19 em tramitação no Poder Judiciário goiano. As informações do BI podem ser acessadas na página do coronavírus no portal do TJGO, na aba “Estatísticas” (clique aqui).

A portaria do CNJ incluiu no Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão Social o acompanhamento da situação atual vivenciada pelo Sistema de Justiça em razão da propagação do coronavírus e determinou, no artigo 3º, que os tribunais incluam obrigatoriamente no cadastro de ações judiciais o assunto “Covid-19″, ainda que a parte tenha se omitido.

O painel de BI, desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Informação do TJGO, traz estatísticas do quantitativo de processos, das sentenças proferidas e especifica o ato de cada sentença, desde que estejam cadastrados com o assunto “Covid-19 (código 12612). Os dados ainda são especificados de acordo com as classes dos processos, por exemplo, mandado de segurança, habeas corpus, dentre outros. As informações podem ser analisadas de forma geral ou separadas mensalmente. Também é possível verificar a quantidade de ações de acordo com os temas das demandas.

Situação atual
Nos meses de março, abril e maio, conforme exibido pelo painel de BI, o Poder Judiciário em Goiás recebeu 143 processos assinalados com o assunto Covid-19, tendo 12 processos já baixados. De acordo com a classificação, dentre as ações ajuizadas, mandado de segurança figura em primeiro lugar com 36 processos, seguido de agravo de instrumento com 22 e, em terceiro, 21 procedimentos comuns. Com informações do TJGO