Serasa Experian lança e-Jurídico, certificado digital para advogados

Para facilitar a rotina de profissionais que atuam na área jurídica, a Serasa Experian lança e-Jurídico, certificado digital voltado aos advogados de todo o país. O produto proporciona agilidade, segurança e facilidade nas atividades exigidas pela profissão, com a credibilidade da marca Serasa. É possível obter o e-Jurídico instalado na própria carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ou em um token, a partir de R$ 119,00.

Atualmente, carimbos de despacho, processos e documentos vem sendo gradativamente substituídos por arquivos eletrônicos, que exigem certificação digital válida no padrão ICP-Brasil. Exigência dos tribunais brasileiros, o certificado já é utilizado para protocolar petições, procurações, contratos e ter acesso à portais restritos ao meio jurídico.

“Além disso, os advogados que adquirem o certificado digital podem desfrutar dos benefícios já reconhecidos do e-CPF, como a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida”, explica Maurício Balassiano, diretor de certificação digital da Serasa Experian.

Certificação Digital
A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.

A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos.

Veja algumas vantagens que o e-jurídico oferece aos advogados:

1.Mais eficiência e menos burocracia: Com o e-Jurídico é possível, por exemplo, ter horário de peticionamento não condicionado ao horário de funcionamento do Fórum. O e-Jurídico também viabiliza a consulta aos autos e envio de petições sem a necessidade de deslocamento até o Fórum, tornando o trabalho dos advogados menos burocrático e mais ágil.

2.Segurança: por meio eletrônico, todos os trâmites são acompanhados e rastreados, evitando possíveis extravio de processos.

3.Sustentabilidade: a utilização da Certificação Digital elimina a necessidade do uso do papel para a assinatura/autorização de um documento /procedimento. Todas as etapas podem ser assinadas ou autorizadas no meio eletrônico, com validade jurídica.