Ronaldo Caiado denuncia falta de transparência no Mais Médicos

Em audiência pública realizada nesta segunda-feira (25/12) no Supremo Tribunal Federal (STF), o líder do Democratas na Câmara dos Deputados, o goiano Ronaldo Caiado (foto), denunciou mais uma vez a falta de transparência do governo federal no gerenciamento do programa Mais Médicos. A sessão teve como objetivo justamente o debate acerca dos questionamentos feitos por entidades médicas sobre a constitucionalidade do programa.

De acordo com o deputado, o governo sonegou informações sobre os reais termos do convênio para importar os profissionais cubanos. O goiano afirmou que todo o processo não foi conduzido para a resolução dos problemas na área da saúde, mas para “um projeto de marquetagem” por parte do governo federal visando às próximas eleições.  

Caiado também considera grave o fato de o governo ter se recusado a informar quais os critérios usados para avaliar e aprovar o início dos trabalhos dos médicos que atuam no programa. “Por que a sociedade brasileira é interditada de saber como esses médicos foram avaliados? Se têm condições mínimas de atender a população? Se queremos fazer algo sério, vamos fazer com que haja uma carreira de Estado, resgatar o financiamento da saúde, hoje o menor da América Latina. E aí teremos o cidadão que vai para o interior, vai com qualificação e garantias para fazer uma medicina que não pode ser apenas medicina das grandes cidades”, sustentou.

Em seu discurso, Caiado argumentou que o Brasil investe aproximadamente US$ 460 dólares per capita na saúde, montante inferior a  países como Argentina, Paraguai e Chile. Fonte: Jornal Opção