Representantes da Abracrim-GO e da OAB se reúnem com secretário de Segurança Pública

Representantes da Abracrim  e OAB pedem retomada de parceria com a SSP

Representantes da Associação dos Advogados Criminalistas (Abracrim-GO) e das comissões de Direitos e Prerrogativas (CDP) e de Segurança Pública e Política Criminal (CSPPC) da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil reuniram-se com o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Irapuan Costa Júnior, na manhã desta quarta-feira (28/03). O objetivo do encontro foi reativar e ampliar parcerias entre as instituições.

Segundo o presidente da Abracrim-GO, Alex Neder, o que se busca é a retomada de convênios entre as instituições que permitam o oferecimento de cursos para melhorar a qualificação da Polícia Judiciária. Já por parte da OAB-GO, foi proposta a inclusão na grade curricular dos cursos preparatórios da Polícia Militar e Polícia Civil de disciplina que trate das prerrogativas da advocacia, de modo a fortalecer a defesa dos direitos da classe e diminuir os casos de violações.

Foi discutido, ainda, durante a reunião, o cumprimento da Lei 13.245/2016, que assegura ao advogado livre acesso aos autos de inquérito policial e conversas com o cliente reservadamente, sob pena de nulidade das investigações, dentre outros assuntos. “A parceria entre as instituições é muito importante no sentido de as instituições caminharem juntas de forma que uma conheça as dificuldades da outra e ambas respeitem suas atribuições e a lei”, frisou Alex Neder.

Representantes da Abracrim durante reunião com o secretário Irapuã Costa Júnior

Já o presidente da CSPPC, Edemundo Dias, reiterou o apoio institucional da OAB junto à pasta com o objetivo de unir forças em prol da segurança pública no Estado. “Nossa intenção é mostrar que a Ordem está disposta a caminhar junto para garantir o avanço da segurança pública em Goiás”, destacou.

O presidente da CDP, David Soares, ressaltou a importância de se garantir o respeito às prerrogativas da advocacia e à defesa da cidadania. “A OAB faz parte do sistema de segurança. Levar as prerrogativas para o outro lado do balcão significa levar cidadania a todos os advogados”, pontuou.

Também participaram da reunião a vice-presidente da CDP, Márcia Póvoa, e o secretário da CDP, Kleyton Carneiro; Luciana Valle (ouvidora da Abracrim-GO), Ronaldo David Guimarães (presidente da Comissão da Segurança Pública e Direitos Fundamentais da Abracrim-GO), Adriano Calheiros (Secretário Geral da Comissão da Segurança Pública e Direitos Fundamentais da Abracrim-GO) e Thiago Marçal (Secretário Adjunto da Comissão da Segurança Pública e Direitos Fundamentais da Abracrim-GO).