Recém-criada comissão da OAB-GO vai acompanhar projeto de lei sobre porte de arma para advogados

Integrantes da nova comissão durante posse hoje

Uma nova comissão foi instituída na seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) para acompanhar a tramitação do projeto de lei que garante porte de arma aos advogados. Trata-se da Comissão Especial pela Isonomia no Porte de Arma (Ceipa), que atuará no biênio 20176/2018. Os integrantes do grupo foram empossados na manhã desta quarta-feira (08), no gabinete da presidência da seccional, no Setor Marista, em Goiânia.

Como o próprio nome já sugere, a comissão tem como objetivo levar ao conhecimento da advocacia do Estado a existência do projeto de lei que visa acrescentar inciso e parágrafo ao Artigo 7 do Estatuto da Advocacia. “Esses novos dispositivos versam sobre o direito do advogado em portar armar de fogo para defesa pessoal. Obviamente é um direito para qual deveremos apresentar os pré-requisitos necessários. Mas a comissão tem o objetivo de levantar ações para que esse projeto de lei possa ser aprovado”, explica a presidente da comissão, a conselheira seccional Dirce Socorro Guizzo.

Dirce lembra que 88,2% se mostraram favoráveis à aprovação do projeto de lei em uma enquete realizada pela OAB Goiás, o que acentua a pertinência do debate acerca da questão. Ela aproveitou o advento do Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, para destacar a participação das mulheres na discussão. “A comissão que trata do debate sobre o porte de armas tem mulheres integrando a diretoria. Ou seja, estamos junto com os homens lutando por esse direito. A igualdade de gênero se faz também na práxis diária”, reflete.

Além da presidente Dirce Guizzo, também assinaram o termo de posse e fizeram o tradicional juramento o vice-presidente da comissão, Murilo Rodrigues Teixeira; a secretária, Luciana Abreu do Valle, e coordenador, Aldo Euflausino de Paula Filho. Estiveram presentes a secretária-geral adjunta da OAB Goiás, Delzira Meneses; os conselheiros seccionais Flávia Silva Mendanha Crisóstomo e José Carlos Ribeiro Issy; Carlos Ariel Barbosa Lima, o mais jovem advogado inscrito na Ordem, além de servidores da OAB Goiás.