Promotor recomenda medidas emergenciais de imunização a idosos em abrigos de Goiânia

O promotor Haroldo Caetano, titular da 65ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atribuição na Defesa do Idoso, encaminhou ofício à secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, recomendando a adoção de todas as providências que se fizerem necessárias, de forma emergencial e preventiva, para a imunização dos idosos abrigados em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), assim como dos trabalhadores que prestam serviços nessas entidades na capital. O promotor esclareceu que aguarda resposta em 10 dias quanto às providências tomadas para o cumprimento da recomendação.

Conforme detalhado pelo promotor, foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação social que houve nos últimos dias oito mortes de internos da Vila São Cottolengo, na vizinha cidade de Trindade. Segundo informações preliminares, as mortes podem estar relacionadas à contaminação pelo vírus H1N1.

Desse modo, em razão da tragédia ocorrida naquela entidade, o promotor sustenta que é importante prevenir, para que algo dessa natureza não aconteça nas ILPIs de Goiânia, dada a proximidade entre as duas cidades e, principalmente, em face das características do ambiente de asilamento dos idosos que ali permanecem abrigados. “É imperioso que as políticas de atenção à saúde atuem de forma preventiva e, mediante ações emergenciais neste momento de possível surto de gripe derivada do vírus H1N1, que se promovam medidas voltadas à imunização dos idosos e trabalhadores das ILPIs de Goiânia, assim como outras providências de caráter preventivo que se fizerem necessárias”, afirmou.