Projeto de lei proíbe consumo de álcool em parques e praças de Goiânia

Projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Goiânia pretende proibir o consumo de bebida alcóolica em parques e praças da capital. A proposta foi apresentada pelo vereador Cabo Senna (PRP), justificando que “os locais públicos não são lugares para bebedeira e sim um espaço para que as famílias possam aproveitar”.

“Esperamos que os colegas vereadores aprovem e o prefeito sancione essa lei para que, de uma vez por todas, sejam retiradas das praças e parques de Goiânia a bagunça e a bebedeira e deixem os locais para que as pessoas possam curtir com a família”, afirmou o vereador.

Se aprovada, a proposta pode afetar eventos apresentações artísticas e musicais que reúnem dezenas de pessoas em parques de Goiânia, como apresentações da orquestra sinfônica e encontros promovidos pelo Movimento Urbanístico Diversidade e Arte (Muda).

O autor do projeto, por sua vez, reitera que, muitas vezes, quem faz o consumo de bebidas alcoolicas nesses locais são menores de idade. “Trabalhei por 25 anos na Polícia Militar e quantas vezes já vi crianças e adolescentes tomando bebidas alcoolicas em parques e praças. Esses locais não foram feitos para isso. Infelizmente, mesmo com a proibição, bares e supermercados vendem esses produtos para menores de idade, que fazem o consumo nesses locais”.

Cabo Senna ainda acrescentou que como “não existe fiscalização, isso é muito preocupante. Crianças de 11 e 12 anos já estão bebendo em praças públicas.”

Segundo o projeto de lei, a responsabilidade por fiscalizar o consumo de álcool  nos locais públicos será atribuição da Guarda Civil Metropolitana, já responsável pela segurança dos locais. (Informações do gabinete).