Projeto aprovado sem segunda votação permite veículo escolar transitar nas faixas de ônibus

Em segunda e última votação, a Câmara aprovou, na sessão desta quinta-feira (5), o projeto de lei do vereador Carlin Café (PPS) que libera os veículos de transportes escolares (vans), devidamente cadastrados na Prefeitura, a transitar nas faixas de ônibus da capital. O autógrafo de lei agora será encaminhado ao prefeito Iris Rezende, MDB, para sanção ou veto.

O projeto de Carlin Café tramita na Casa há mais de um ano, pois foi apresentado em fevereiro de 2017. Na sessão de hoje, dezenas de trabalhadores do transporte escolar acompanharam a votação em plenário. O vereador disse que sua propositura vai amplamente debatida com a sociedade, tendo sido realizadas audiências públicas para tratar do assunto. “É importante e vai beneficiar a cidade, pois pode reduzir em até 12 mil o número de veículos que circulam pela cidade”, garantiu.

Segurança, pontualidade e comodidade aos pais e alunos, redução de gases poluentes na atmosfera e desafogo do trânsito são outros pontos apontados por ele como beneficiários à cidade.

Faixa

O vereador do PPS lembrou que a permissão para que os veículos escolares utilizem a faixa exclusiva dos ônibus vai beneficiar mais de 600 vans que trafegam pela cidade, “fluindo melhor o trânsito, sem contar que evitará o aluno tenha prejuízo com atrasos decorrentes do trânsito caótico de Goiânia”. Pelo projeto, o transporte escolar terá livre acesso aos corredores exclusivos em qualquer horário, sendo vedado o embarque e desembarque de alunos durante o tráfego nesses corredores.

Ao concluir, Carlin Café lembrou ainda que esse tipo de benefício já foi concedido aos taxistas, que transportam, no máximo, quatro passageiros. “Uma van escolar chega transportar 50 passageiros/dia. Por sinal, essas vans conseguem retirar do trânsito e principalmente das portas das escolas uma média de 500 veículos diariamente”.

Ao final, os vereadores Kleibe Morais, PSDC, Zander Fábio, PEN, elogiaram a iniciativa que, segundo eles, “é de grande alcance social e trará benefícios ao nosso trânsito!.