Procon orienta consumidor sobre como proceder durante a greve dos bancários

Os bancários entraram em greve nesta terça-feira (6) em Goiás e em outros Estados. Porém, o Procon Goiás avisa que os consumidores não podem sofrer nenhum tipo de prejuízo por conta da paralisação no atendimento.

Durante o período em que perdurar o movimento paredista, o Procon recomenda os clientes das instituições bancárias a observar várias recomendações, como por exemplo: para evitar o pagamento de multas por atraso e a incidência de juros, o consumidor deve buscar canais alternativos para quitação de suas contas, como por exemplo, casas lotéricas, correios, rede de supermercados, internet banking, aplicativo do banco no celular (móbile banking), caixas eletrônicos e os correspondentes bancários, ressaltando que alguns serviços têm limites diários de valores para saques e pagamentos.

Segundo o Procon, os boletos de mensalidades escolares, operadoras de planos de saúde, lojas de departamentos e outros boletos diversos podem ser pagos diretamente no emitente ou pode ainda ser autorizado o débito em conta.  Se o consumidor não possuir o boleto, o banco ou outro credor deve fornecer alternativa diversa como o fornecimento do código de barras, a emissão do boleto com prorrogação do prazo de vencimento ou o pagamento na própria sede da empresa. De modo que as empresas são obrigadas a oferecer outras formas de pagamento. De acordo com a Febraran os bancos devem informar pelo SAC qual o correspondente bancário mais próximo do cliente.

Se o consumidor estiver realizando financiamentos, ou seja, estiver no meio do processo de concessão de crédito para compra de imóvel ou veículo, o Procon avisa que banco não pode cobrar eventuais encargos e deve arcar com os custos se houver um reajuste no valor do bem durante a greve.

Apesar da greve não ser uma situação gerada pelo consumidor, o Procon avisa que ele deve entrar em contato com a empresa, que porventura esteja com o boleto de alguma compra a vencer, solicitando uma alternativa para pagamento, ocasião em que deverá anotar o dia e hora do contato e o número do protocolo de atendimento. Esgotadas todas as tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa e o consumidor não poderá ter seu nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito.

“É importante manter alguma prova da tentativa de pagamento, anotar os dados do contato, o número de protocolo, tirar uma foto ou fazer filmagem mostrando que a agência está fechada e imprimir cópia das notícias publicadas pela imprensa, bem como recortes de jornais, para caso seja necessário registrar uma reclamação no Procon-Goiás ou ajuizar uma ação no Poder Judiciário”, esclarece o órgão de proteção ao consumidor.

Como não haverá funcionário na agência bancária para prestar auxílio aos usuários, o Procon alerta ainda o consumidor para ele solicite ajuda a estranhos, para evitar a ocorrência de golpes, muito comuns nos períodos de greves.

Quaisquer dúvidas o consumidor pode procurar o Procon Goiás, por meio dos seguintes canais de atendimento: Virtual através do sítio eletrônico proconweb.ssp.gov.br. Tem também o atendimento Presencial através dos postos de atendimento nas unidades de Vapt-Vupt e na sede do órgão, na Rua 8, número 242, no Centro de Goiânia. E ainda a opção do Disque Denúncia através do número 151, ou o 3201-7100 para consumidores que moram no interior.