Procon divulga ranking das 50 empresas mais reclamadas em junho

O Procon Goiás divulga a lista das 50 empresas com mais demandas por consumidores junto ao órgão durante o mês de junho de 2016. A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon para dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas que mais desrespeitaram o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A lista tem duas tabelas: a primeira, Ranking Atendimentos  é composta por atendimentos preliminares, simples consultas, cartas de informação preliminares, solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são resolvidos pelo Procon (Extra Procon), e também as reclamações, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão de defesa do consumidor. Nesse caso, quem liderou foi o Banco Panamericano, seguido da Novo Mundo Móveis e Utilidades (veja lista abaixo).

A segunda, Ranking Reclamações, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas anteriores. Nesse caso, a campeã foi a empresa de telefonia Claro. O Procon destaca que no total do conglomerado Claro S/A é agregado os totais de telefonia móvel, TV por Assinatura (Net) e telefonia fixa. O mesmo vale para a Telefônica Brasil S/A, que incorporou a GVT.

Consumidores x Empresas
Além disso, o órgão quer fazer com que os consumidores avaliem os riscos ao contratar uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento de todos quantos atendimentos, quantas reclamações e qual a representatividade disto na estatística do órgão.

Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos, para que sua credibilidade não seja afetada.

Ranking Atendimentos Junho 2016

Ranking Reclamações Junho 2016