Os desembargadores Eugênio Cesário e Iara Rios assumem, respectivamente, os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) para o biênio 2025/2027. Eles serão empossados em sessão solene nesta sexta-feira (7), às 17h30, no Auditório dos Goyazes, na sede do tribunal.
Iara Rios também assumirá o cargo de corregedora regional. Na mesma solenidade serão empossados, ainda, o ouvidor, desembargador Daniel Viana Júnior, a ouvidora da Mulher, desembargadora Kathia Albuquerque, e a diretora da Escola Judicial (Ejud 18), desembargadora Rosa Nair Reis.
Eugênio Cesário sucederá o desembargador Geraldo Nascimento, de quem foi vice-presidente no último biênio (2023/2025). O futuro presidente afirmou que pretende dedicar-se ao engrandecimento do tribunal em sua gestão.
Após ser eleito em sessão do Tribunal Pleno em outubro de 2024, Cesário disse ainda que tem uma responsabilidade grande de dar seguimento a um trabalho de altíssimo nível que é administrar o TRT-GO. O Regional destaca-se entre os tribunais trabalhistas de médio porte, tendo conquistado, por cinco vezes, a categoria Diamante na premiação anual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Expediente e recepção
Em razão da posse solene, a administração do TRT-GO decidiu suspender o expediente a partir das 14 horas desta sexta-feira (7/2). A medida foi oficializada pela Portaria TRT 18ª nº 189/2025 e considera a necessidade de ajustes administrativos e de segurança para a realização do evento.
Após a solenidade no auditório dos Goyazes, haverá uma recepção festiva a partir das 20h30 na Casa Lis, espaço de eventos localizado na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia. A Coordenadoria de Cerimonial lembra que é indispensável apresentar o convite individual e impresso para entrada na festa.
Currículos dos novos dirigentes
Desembargador Eugênio José Cesário Rosa
Eugênio José Cesário Rosa é graduado em Direito pela UnB (1984), especializou-se em Direito Financeiro e Tributário, além de ser pós-graduado em Finanças Públicas pela mesma instituição. Atualmente é doutorando pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). É desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região desde 2013 e exerceu o cargo de vice-presidente e corregedor regional no biênio 2023-2025. Anteriormente, foi diretor da Escola Judicial (2019-2020) e coordenador do Programa Trabalho Seguro (2017-2018).
Eugênio Cesário iniciou sua trajetória na magistratura em 1991, quando tomou posse como juiz do trabalho substituto da 11ª Região (AM/RR). Depois, em 1993, tomou posse na 18ª Região, onde foi juiz titular da 16ª e da 2ª Vara do Trabalho de Goiânia, além de ter assumido a então Junta de Conciliação e Julgamento da cidade de Goiás. Ele é membro do Comitê de Planejamento Estratégico do TRT de Goiás desde 2010.
A carreira profissional do desembargador inclui também os cargos de auditor no MEC, procurador-geral da Universidade Federal do Acre e advogado do ambientalista Chico Mendes, atuando, após a morte do líder, em questões relacionadas à proteção ambiental e aos povos da floresta, sendo autor do projeto da Fundação Chico Mendes. Eugênio Cesário recebeu diversos títulos e homenagens, como os de Cidadão Goiano, Cidadão Vilaboense, Cidadão Goianiense e Grande Oficial da Ordem do Mérito Anhanguera.
Desembargadora Iara Teixeira Rios
Iara Teixeira Rios é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1994), especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1997), além de especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (2002). Atualmente, está cursando mestrado em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
É desembargadora do TRT-GO desde 21 de julho de 2014, quando assumiu vaga destinada ao Ministério Público pelo Quinto Constitucional. Foi coordenadora da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil no TRT-GO, de março de 2015 a março de 2018, e diretora da Escola Judicial do Tribunal no biênio 2021/2023. Coordenou a Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina (2019-2021), período em que contribuiu para o avanço da representatividade feminina no Judiciário. Atualmente, é coordenadora do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT-GO, função que ocupa desde outubro de 2023.
Ao longo de sua carreira, Iara Rios exerceu a advocacia no período de 1995 a 1998, foi analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás em 1998 e delegada da Polícia Federal de Rondônia em 1999. Além disso, foi procuradora do Trabalho na 15ª Região – Campinas/SP (1999), na 10ª Região – Brasília/DF (2000/2001) e na 18ª Região – Goiânia/GO (2001/2014).