Presidente da Comissão da Advocacia Conservadora renuncia ao cargo para disputar vaga na Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão Especial de Estudos Jurídicos da Advocacia Conservadora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Telêmaco Brandão, renunciou ao cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PROS. Atendendo recomendação da seccional para renúncia aos que desejam concorrer no pleito eleitoral de 2022, ele protocolou o pedido, que foi apreciado na sessão do Conselho Seccional dessa segunda-feira (31).

Ao Rota Jurídica, Telêmaco, que além de advogado, é comentarista político de rádio e TV, afirma que em razão da sua exposição midiática e dos posicionamentoss assumindos nesses canais de comunicação, foi lhe sugerido por amigos, desde as últimas eleições, disponibilizar seu nome para servir na política. “Desafio que foi aceito, pois acredito que a politica precisa de pessoas de bem, para retomar o lugar que sempre foi delas, mas que foi usurpado por cretinos e oportunistas”, afirma.

Ele afirma que quando foi nomeado presidente da Comissão Especial de Estudos Jurídicos da Advocacia Conservadora, especulou-se, injustamente, que essa comissão teria fins políticos partidários. “Desta forma, buscando preservar a lisura da instituição e do processo eleitoral, e no intuito de silenciar aqueles que fizeram tais especulações, tão logo foi publicado o Ato Normativo 01/2022, que recomendou aos pré-candidatos, dirigentes de Comissões, a renúncia ao cargo, protocolei o pedido,que foi aceito pela OAB-GO”, conta.

Normativo da OAB-GO

Conforme o normativo da OAB-GO, “é estritamente proibida a manifestação de apoios políticos nos espaços e eventos institucionais que possam vincular a imagem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás a vertentes políticas, sob pena de eventual falta ética a ser apurada em processo administrativo disciplinar”.