Prefeitura entrega armas e assina convênio com a Polícia Civil nesta sexta

Nesta sexta-feira (1º), o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT),  entregará os armamentos e equipamentos aos guardas civis e assinará o convênio do curso de armamento e tiro entre a corporação e a Escola Superior da Polícia Civil (ESPC). O evento acontecerá às 11h30, no auditório do Paço Municipal, no 6º andar.

De acordo com o chefe do Núcleo de Informação, Armamento e Estatística (Niarme), Flávio Cardoso, todos os equipamentos serão entregues aos guardas civis que já possuem o porte de arma. ‘Profissionais estão devidamente qualificados a recebê-los para o cumprimento da segurança pública’.

Ainda de acordo com Flávio Cardoso, serão entregues diversos equipamentos de Controle de Distúrbio Civil (CDC): espargidor de pimenta; espargidor lacrimogêneo; munição calibre 37/40mm com carga lacrimogênea; munição médio alcance com carga lacrimogênea; granada lacrimogênea; munição calibre 40/46mm de luz e som com carga lacrimogênea; granada explosiva efeito moral com corpo de borracha; granada explosiva lacrimogênea com corpo de borracha; granada lacrimogênea; granada lacrimogênea de emissão instantânea; granada multi-impacto lacrimogênea e munição calibre 12 antimotim.

O presidente da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Elton Magalhães, explica que os guardas passarão pelo curso de Habilitação Técnica em Armamento e Tiro (nas modalidades revólver e pistola). “Este curso destina-se a capacitar e habilitar o guarda civil para pleitear junto ao órgão competente o porte de arma de fogo. Terá carga horária de 164 horas, dividido em 44h de revólver, 88h de pistola e 32h de uso progressivo da força e tecnologias não letais”.

Todo o curso será ministrado pela Gerência de Ensino da GCM em parceria com a Polícia Civil e o recurso financeiro virá do Tesouro Municipal como compromisso do prefeito Paulo Garcia. No início do ano, chefe do Executivo Municipal anunciou um investimento de R$ 10 milhões em equipamentos para a corporação.