Por recomendação do MP, carreata do Divino Pai Eterno em Trindade é cancelada

Acolhendo recomendação feita pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), foi cancelada a realização da carreata em louvor ao Divino Pai Eterno, que aconteceria no domingo (5/7), em Trindade, a partir das 8 horas, com concentração no Portal da Fé. Em ofício encaminhado nesta quinta-feira (2/7) ao promotor Francisco Bandeira de Carvalho Melo, titular da 2ª Promotoria de Trindade, o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira Pereira, anunciou o acatamento das orientações do MP, com o cancelamento do evento. Segundo informou o reitor, a medida será comunicada a partir de hoje (3/7), nos meios de comunicação oficiais da Associação Filhos do Pai Eterno.

Visando reforçar essa comunicação, o promotor determinou hoje (3/7) pela manhã a expedição de ofício ao reitor para que ordene, imediatamente, a ampla divulgação do cancelamento da carreata nas mídias em geral, inclusive nas redes sociais, como Facebook e Instagram, e no site da associação. Essa urgência, explica Francisco Bandeira, justifica-se diante do deslocamento de vários romeiros para a cidade, visando participar da carreata agendada para domingo, com risco de provocar aglomeração de pessoas e sem qualquer garantia de que as medidas sanitárias de prevenção seriam seguidas e fiscalizadas.

Risco à saúde pública
Na recomendação, o integrante do MP-GO observou que o Decreto Estadual nº 9.685/2020, de 29 de junho, reiterou a situação de emergência em saúde pública no Estado de Goiás em decorrência do novo coronavírus (Covid-19), bem como a proibição de todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza que ensejem aglomerações. O alerta feito pelo promotor no documento é de que a realização da carreata em louvor ao Divino Pai Eterno, “em que pese a intenção de promovê-la somente dentro de carros, causará, inevitavelmente, enorme aglomeração de pessoas e há possibilidade de desobediência individual das recomendações, colocando em risco a saúde pública”.

Francisco Bandeira de Carvalho Melo lembrou que, em razão da pandemia, a própria Romaria e Festa do Divino Pai Eterno 2020 em Trindade foi cancelada, assim como outras celebrações religiosas tradicionais do Estado. E enfatizou a situação em que se encontra Goiás hoje, com aumento exponencial dos casos de Covid-19, assim como o número de óbitos. Fonte: MP-GO